São Paulo, sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA COMÉDIA

Em seu sexto longa, Salvadori cai na rotina e faz filme repetitivo e sem ritmo

ALEXANDRE AGABITI FERNADEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pierre Salvadori é um nome à parte no cinema francês, pois se dedica a um gênero pouco cultivado hoje em seu país, a comédia. Seu sexto longa tira proveito, como indica o título, das consequências de uma mentira, das artimanhas de uma jovem que não quer reconhecer que está apaixonada.
A impostura era a mola mestra de seu filme anterior, o divertido "Amar... Não Tem Preço" (2006), no qual um garçom se faz passar por milionário para seduzir a hóspede de um hotel de luxo (a atriz Audrey Tautou).
Aqui, Tautou é Émilie, dona de um salão de beleza no sul da França, que recebe uma carta de amor anônima. Ela joga a carta no lixo, mas muda de ideia e manda a carta à mãe (Nathalie Baye), que vive sozinha e deprimida desde que o marido a trocou por outra bem mais jovem. O autor da missiva é Jean (Sami Bouajila), o tímido e misterioso empregado do salão.
A carta melhora o astral da mãe e Émilie se vê obrigada a lançar mão de novas maquinações, que rendem uma série de mal-entendidos. Os temas caros a Salvadori logo aparecem, como a falta de autoconfiança, o complexo intelectual, a arte de se passar por outro e o medo de ser desmascarado, a miséria afetiva. Uma pena, pois cai na facilidade, na rotina.
O filme patina ao não encontrar o ritmo exigido pela comédia de intrigas. A história não avança. O humor está mais nas situações burlescas que nos diálogos, mas Salvadori insiste no texto, longo e com repetições enfadonhas. A comédia se transforma em melodrama desordenado.
Além de comprometerem o bom desenrolar da narrativa, as escolhas do diretor impedem que os recursos cômicos do talentoso trio de atores principais encontrem solo fértil para se desenvolver.

UMA DOCE MENTIRA
DIREÇÃO Pierre Salvadori
PRODUÇÃO França, 2010
COM Audrey Tautou, Nathalie Baye e Sami Bouajila
ONDE Espaço Unibanco Augusta, Pompeia e circuito
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Cinema: Atriz diz não ligar para 'fantasma' de Amelie
Próximo Texto: Crítica/Comédia: Tom Hanks dirige simpático manual de enfrentamento das adversidades
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.