São Paulo, sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA AÇÃO

Mistura de faroeste com extraterrestre resulta em um samba do caubói doido

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

O título já diz tudo: "Cowboys & Aliens". Essa nova peça na linha de montagem spielbergiana (ele é produtor-executivo) junta dois gêneros para criar um novo, o "faroeste extraterrestre".
Menos um filme que um golpe de marketing, "Cowboys & Aliens" pode muito bem vir a ser um filme emblemático: o primeiro em que a subversão de gêneros fica evidente já no título.
Um caso paradoxal de produção que busca ser diferente, mas que entrega a surpresa antes mesmo de começar. A trama, se é que existe uma, é tão absurda que qualquer tentativa de resumi-la pode soar como uma piada.
Daniel Craig, o James Bond, interpreta um matador que acorda num deserto norte-americano no século 19 e não lembra o passado. Ele encontra um rico criador de gado (Harrison Ford) e seu filho, um psicopata (Paul Dano).
Mas as coisas só esquentam quando surgem, do espaço, criaturas terríveis. O filme vira um samba do caubói doido, misturando espaçonaves, apaches, um bracelete mágico e lendas indígenas.
O resto é o que se pode esperar de um filme de ação moderno: incontáveis cenas de perseguição, brigas espetaculares e efeitos especiais exagerados.
O mais surpreendente é descobrir que esse besteirol precisou de seis -isso mesmo, seis- roteiristas.
Não dá para dizer que "Cowboys & Aliens" não seja divertido. Pelo menos o filme não tenta enganar ninguém. Afinal, quem paga para assistir a algo com um título desses já sabe o que encontrará.
Mas, por trás de toda a ironia, há uma ponta de tristeza. Será esse o novo caminho dos blockbusters hollywoodianos? O que vem depois? "Ghost" encontra "Harry Potter"? "Matrix" encontra "Os Smurfs"? A ver.

COWBOYS & ALIENS
DIRETOR Jon Favreau
PRODUÇÃO EUA, 2011
COM Daniel Craig, Harrison Ford
ONDE nos cines Boulevard Tatuapé, Frei Caneca e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: 'Riscado' estreia após trajeto em festivais
Próximo Texto: 'Fausto' seduz plateia do Festival de Veneza
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.