|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CRÍTICA
Show do guitarrista é viagem ao hard rock dos 70
da enviada a Portland
Ben Harper entrou no palco do
festival H.O.R.D.E, em Portland
(EUA), com o slogan "Save the
sea" (Salve o mar) impresso na camiseta e a guitarra Weissenborn
no colo para fazer um show de
rock bem ao estilo dos festivais
norte-americanos do final dos
anos 60, início dos 70.
Uma platéia formada na maioria
por hippies tardios completava o
clima para as peripécias guitarrísticas de Harper, exibidas durante
pouco mais de uma hora, entre o
pôr-do-sol e o nascer da lua, no último sábado.
O cantor foi a penúltima atração
do festival, antes de Blues Traveler
e depois de Barenaked Ladies,
Fastball e Alana Miles.
Mostrou dez músicas de seus três
discos, acompanhado pela banda
Innocent Criminals, a saber: Juan
Nelson, no baixo, Dean Butterworth, na bateria, e David Leach,
na percussão.
Atacou de cara com "Ground on
Down", fez o público acender seus
cigarros em "Burn One Down",
que tem uma levada reggae, e chamou John Popper, do Blues Traveler, para uma participação especial, tocando gaita, em "Homeless
Child", enquanto alternava entre
as duas guitarras (com afinações
diferentes) e um violão.
Mas a banda mostrou a que veio,
principalmente a partir da segunda metade do show. Em "Will to
Live" (título de seu mais recente álbum), uma espécie de canção existencial, Harper solta a voz num
grito angustiado, em meio à guitarra pesadíssima.
Na transição entre a baladosa
"Gold to Me" e o hit "Fight for
Your Mind", chegou até a imitar
um "scratch", como o feito pelos
DJs de rap com suas pick-ups.
Ainda durante essa música, Nelson protagoniza um momento de
estrela. Ele faz seu solo, de mais de
cinco minutos, na funkeada "Fight
for Your Mind". "I"ll do some James Brown for you" (Farei um
pouco de James Brown para vocês), prometeu, enquanto imitava
a dança característica do cantor,
imprimindo sua levada funk.
Ao final, levantou o punho fechado, como um membro do Pantera
Negra (movimento de reivindicação de direitos civis para os negros
nos Estados Unidos) e gritou "Peace" (Paz).
Harper fechou o show com o rockão hendrixiano "Voodoo Chile".
Durante os vários minutos de improvisação com a guitarra Weissenborn, Harper foi acompanhado
por Nelson fazendo a linha de baixo do clássico "Kashmir", do Led
Zeppelin, completando a viagem
na máquina do tempo.
(PD)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|