São Paulo, quarta, 9 de setembro de 1998

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CRÍTICA
Show do guitarrista é viagem ao hard rock dos 70

da enviada a Portland

Ben Harper entrou no palco do festival H.O.R.D.E, em Portland (EUA), com o slogan "Save the sea" (Salve o mar) impresso na camiseta e a guitarra Weissenborn no colo para fazer um show de rock bem ao estilo dos festivais norte-americanos do final dos anos 60, início dos 70.
Uma platéia formada na maioria por hippies tardios completava o clima para as peripécias guitarrísticas de Harper, exibidas durante pouco mais de uma hora, entre o pôr-do-sol e o nascer da lua, no último sábado.
O cantor foi a penúltima atração do festival, antes de Blues Traveler e depois de Barenaked Ladies, Fastball e Alana Miles.
Mostrou dez músicas de seus três discos, acompanhado pela banda Innocent Criminals, a saber: Juan Nelson, no baixo, Dean Butterworth, na bateria, e David Leach, na percussão.
Atacou de cara com "Ground on Down", fez o público acender seus cigarros em "Burn One Down", que tem uma levada reggae, e chamou John Popper, do Blues Traveler, para uma participação especial, tocando gaita, em "Homeless Child", enquanto alternava entre as duas guitarras (com afinações diferentes) e um violão.
Mas a banda mostrou a que veio, principalmente a partir da segunda metade do show. Em "Will to Live" (título de seu mais recente álbum), uma espécie de canção existencial, Harper solta a voz num grito angustiado, em meio à guitarra pesadíssima.
Na transição entre a baladosa "Gold to Me" e o hit "Fight for Your Mind", chegou até a imitar um "scratch", como o feito pelos DJs de rap com suas pick-ups.
Ainda durante essa música, Nelson protagoniza um momento de estrela. Ele faz seu solo, de mais de cinco minutos, na funkeada "Fight for Your Mind". "I"ll do some James Brown for you" (Farei um pouco de James Brown para vocês), prometeu, enquanto imitava a dança característica do cantor, imprimindo sua levada funk.
Ao final, levantou o punho fechado, como um membro do Pantera Negra (movimento de reivindicação de direitos civis para os negros nos Estados Unidos) e gritou "Peace" (Paz).
Harper fechou o show com o rockão hendrixiano "Voodoo Chile". Durante os vários minutos de improvisação com a guitarra Weissenborn, Harper foi acompanhado por Nelson fazendo a linha de baixo do clássico "Kashmir", do Led Zeppelin, completando a viagem na máquina do tempo. (PD)



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