São Paulo, Quinta-feira, 09 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Royer resgata Godard na TV

do enviado a Veneza


"Godard à la Télé: 1960-2000" ("Godard na TV: 1960-2000"), documentário de arquivo de Michel Royer, resume com graça e contundência mais um paradoxo godardiano. Um dos cineastas mais críticos da televisão é um personagem televisivo disputado e assíduo.
Jean-Luc Godard tem explorado com raro talento as brechas generosamente oferecidas. A seleção de Royer concentra-se no Godard personagem da TV, e não nas eventuais produções dele para o meio (sobretudo de pequenos ensaios e comerciais).
A primeira constatação é que, depois de Hitchcock, Godard talvez tenha sido o cineasta que melhor tenha usado a televisão para forjar uma "persona pública".
Da primeira entrevista do jovem autor de "Acossado" às mais recentes aparições em programas de debates como o de Bernard Pivot, Godard foi progressivamente forjando o personagem "Godard", agressivo, irônico, provocador, inteligente até o insuportável.
Esse Godard televisivo desequilibra as regras do jogo, usando a TV contra ela própria. Godard fala muito e bem, mas é ao intervir ao vivo no próprio processo de feitura da TV que sua mensagem se torna mais forte.
É assim que, convidado a comentar as imagens de um telejornal, reclama: "As imagens passam tão depressa que não tenho tempo para pensar".
Chamado a depor sobre a guerra das Malvinas, não descansa enquanto não leva o âncora a reconhecer que não sabe o que está acontecendo. Noutras ocasiões, passa de entrevistado a diretor e provoca o câmera que burocraticamente registra sua imagem, como a de qualquer outro convidado.
Royer sutilmente subverte a imagem de Godard de inimigo da TV. O mesmo Godard que afirma que "o cinema produz memória; a TV, o esquecimento" reconhece mais adiante que "a televisão poderia ser extraordinária". Quando Godard dela se apropria, sempre o é. (AL)


Texto Anterior: Veneza: Korine leva Dogma ao cinema dos EUA
Próximo Texto: Teatro: Festival leva 40 espetáculos a RS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.