São Paulo, Sábado, 09 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

WATERWORLD - O SEGREDO DAS ÁGUAS
Globo, 13h40. (Waterworld). EUA, 1995, 135 min. Direção: Kevin Reynolds. Com Kevin Costner, Dennis Hopper, Jeanne Tripplehorn. Num mundo tomado pelas águas, o mutante Costner busca o lugar onde ainda existe terra firme. Um grupo de seres terríveis tenta impedi-lo. Dito assim, parece que vai acontecer alguma coisa. Na verdade, a quantidade de água é inversamente proporcional à de ação. O filme foi um dispendioso, porém compreensível naufrágio. Avaliação:  

A MENINA E O PORQUINHO
SBT, 14h. (Charlotte's Web). EUA, 1972, 94 min. Direção: Charles Nicholas, Iwao Takamoto. Desenho animado de Hanna-Barbera sobre clássica história de amizade entre uma aranha e um porquinho. Avaliação:   

BRINCANDO COM O PERIGO
Bandeirantes, 21h. (Playing Dangerous). EUA, 1994, 90 min. Direção: Lawrence Lanoff. Com Mikey LeBeau, David Keith Miller, George Shannon, Linda LoPorto. Garoto de 11 anos, gênio da informática, usa seus dotes para enfrentar cinco bandidos que tentam roubar documentos secretíssimos que o pai tem em seu poder. Em 1994, talvez nem todos soubessem. Hoje, ninguém ignora que 11 anos é a idade média dos gênios da informática, o que diminui muito a importância da coisa. Avaliação:  

FUGA IMPLACÁVEL
Record, 22h30. (Plato's Run). EUA, 1996, 92 min. Direção: James Becket. Com Gary Busey, Steven Bauer. Ex-militar na falência topa resgatar dois prisioneiros em Cuba (um deles é filho de um importante exilado em Miami). Mudam os países, mas a guerra é a mesma. Avaliação:  

A MAGIA DA NOITE
Bandeirantes, 23h. (Night Magic). Canadá/França, 1985, 92 min. Direção: Lewis Furie. Com Nick Mancuso, Carole Laure, Stéphane Audran, Jean Carmet. Cantor que luta para reerguer um teatro abandonado recebe a visita de três anjos da guarda, dispostos a ajudá-lo a montar um show com os melhores dançarinos do Canadá. O destaque são os atores, em especial a canadense Laure e os franceses Audran e Carmet. Avaliação:   

TÃO BOM QUANTO A MORTE
Globo, 23h25. (As Good as Dead). EUA, 1995, 88 min. Direção: Larry Cohen. Com Crystal Bernard, Traci Lords, Judege Reinhold. Duas garotas trocam de identidade para que uma delas possa usar o plano de saúde da outra. Problema um: a operada morre. Problema dois: a outra fica sem identidade. Problema três: a troca ocultava uma sujeira brava. Enfim, Larry Cohen é um cineasta surpreendente, porque integro e talentoso. Inédito. Avaliação:    

IMPULSO FATAL
SBT, 1h. (Entangled). EUA/França, 1992, 88 min. Direção: Max Fisher. Com Judd Nelson, Pierce Brosnan. Escritor vai tirar satisfações com fotógrafo que convenceu uma modelo -por quem o escritor está apaixonado- a posar nua. Ele acaba matando o fotógrafo, mas a coisa não ficará por aí. Avaliação:   

DESEJO E PECADO
Bandeirantes, 1h. (Sins of Desire). EUA, 1992. Direção: Jim Wynorski. Com Tanya Roberts, Nick Cassavetes. Atraente enfermeira une forças com um investigador para desvendar crimes cometidos por casal de médicos. Desculpa para as cenas de praxe neste "erótico soft". Avaliação:  

CÍRCULO DE PAIXÕES
Globo, 1h10. (Inventing the Abbotts). EUA, 1997, 110 min. Direção: Pat O'Connor. Com Liv Tyler, Joaquin Phoenix, Jennifer Connelly, Will Patton, Kathy Baker. As relações entre dois rapazes pobres e três garotas ricas, em uma pequena cidade dos EUA, anos 50. Destaque para Tyler, revelação de "Beleza Roubada", de Bertolucci. Inédito. Avaliação:   

CINZAS DE GUERRA
SBT, 2h40. (In Country). EUA, 1989, 115 min. Direção: Norman Jewison. Com Bruce Willis, Emily Lloyd, Joan Allen. Mais rescaldos do Vietnã. Aqui, pela ótica de uma menina do Kentucky cujo pai morreu na guerra, quando a mãe ainda estava grávida. Willis faz o papel de tio da garota. Adaptação de romance de prestígio de Bobbie Ann Mason. Avaliação:   

STEPPING OUT - O DESPERTAR DO SUCESSO
Globo, 3h50. (Stepping Out). EUA, 1991, 113 min. Direção: Lewis Gilbert. Com Liza Minnelli, Shelley Winters, Bill Irwin. Minnelli é a professora de sapateado que vê num show beneficente a chance para botar sua carreira de pé outra vez. Musical tardio. Avaliação:  

TV PAGA

Grandes momentos no pântano

da Redação

"Gente Diferente" (Telecine 3, 21h30) é um filme americano de 1987, o que só amplia os méritos de Andrei Konchalovski, já que nessa altura o cinema americano já se propunha basicamente como uma indústria de lobotomia.
O fato é que essa história sobre uma jornalista que vai aos pântanos da Louisiana para uma reportagem sobre parentes seus revela-se uma aventura digna desse nome, já que se trata de nos introduzir a pessoas e hábitos cuja particularidade nos ajuda a duvidar de nossa noção corriqueira de cultura.
Já que de pântano se fala, o dia tem ainda uma raridade: "Tiger Shark", ou "O Tubarão" (Futura, 1h30), um Howard Hawks dos anos 30. (IA)


Texto Anterior: Oscar Quiroga Astrologia
Próximo Texto: José Simão: A prisão do Edmundo foi prisão de ventre!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.