São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Álbum fecha um ciclo

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Radio Bemba Sound System", nome do projeto e do mais recente disco de Manu Chao, é a terceira peça da trilogia traçada pelo músico franco-espanhol. Cem por cento gravado ao vivo, em uma turnê -melhor seria dizer andança- que se iniciou no México, em março de 2000, passou por Colômbia, Brasil, Argentina, Europa, América do Norte e Japão, onde se encerrou em julho deste ano, "Radio Bemba Sound System" é justamente a versão combo dos dois trabalhos prévios de Chao, "Clandestino" e "Próxima Estação: Esperança".
Inquieto como seu próprio mentor, "Radio Bemba Sound System" é, portanto, um disco difícil de apreender. São 29 músicas, distribuídas em 64 minutos de reggae, ska, rumba, salsa e rock. Não que não sejam familiares: estão ali as clássicas "Bienvenida a Tijuana", "Por Onde Saldra el Sol?", "Que Paso, que Paso", mas, com raríssimas exceções, diferentes -e enfraquecidas- em relação a suas versões de estúdio.
Pouco importaria, entretanto, a moldura se o quadro que Chao continuasse a pintar ainda fosse o das causas zapatistas, da denúncia da miséria e da celebração dos costumes de seus "hermanos" sul-americanos. Paradoxalmente, o que "Radio Bemba Sound System" acaba evocando é a imagem de um circo itinerante, de paisagens exóticas e sons pitorescos da velha América Latina arquetípica, dócil e divertida como a querem os países do Norte.
O lamento sertanejo de "Por el Suelo" ganha ares progressivos, levada hipnotizante que acaba por encobrir a própria música -aqui, a história de indigentes.
Com suas colagens, loops e sampleadores, Chao sempre buscou formas alternativas de globalizar seus anseios. Em inglês, francês, castelhano ou português, o recado é um só, justiça social. Todavia a espetacular caravana de "Radio Buemba" deve ter esquecido essa identidade em um lugar entre Sarajevo e Bogotá.

Radio Bemba Sound System


  
Artista: Manu Chao
Lançamento: Virgin
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Livro: Biografia traz viés militante e fascinado
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.