São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

LITERATURA

Vencedor do Prêmio Nobel será anunciado amanhã em Estocolmo

DA REDAÇÃO

O ganhador do Prêmio Nobel de Literatura deste ano será anunciado amanhã, declarou ontem um porta-voz da Academia Sueca, responsável pela concessão do prestigiado prêmio. O escritor será anunciado às 8h (horário de Brasília).
Enquanto isso, não faltam especulações sobre quem poderia levar o Nobel. Nos salões de literatura de Estocolmo, os boatos dão conta de que um árabe ou um norte-americano desconhecido poderiam ganhar.
Outros indicam o peruano Mario Vargas Llosa, o húngaro Imre Kertsz, o norte-americano John Ashbury e o sírio Adonis entre os favoritos.
A britânica Doris Lessing é novamente mencionada como possível competidora, assim como J.M. Coetzee, da África do Sul, o norte-americano Philip Roth e as canadenses Margaret Atwood e Alice Munro.
O Prêmio Nobel de Literatura já causou controvérsias ao longo de seus cem anos de história. A China já acusou o comitê de ser contra os asiáticos, e críticas já foram feitas quanto à extensão geográfica do prêmio. As tensões no Oriente Médio poderiam ajudar a emplacar um escritor árabe, dizem especialistas.
A premiação, equivalente a US$ 1 milhão, é concedida anualmente desde 1901, quando foi criada pelo industrial sueco Alfred Nobel.


Texto Anterior: Artes plásticas: Livros ilustram embate crítico
Próximo Texto: Vídeo: Cibercultura é mote de mostra em Campinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.