UOL


São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Filme apresenta múltiplas visões da velhice

DA REPORTAGEM LOCAL

Diante do espelho, o ator Matheus Nachtergaele, 33, acentua e define as próprias rugas -"as do espanto, as da preocupação, as da soberba".
Sob a direção do cineasta Walter Lima Jr., Nachtergaele entrega-se ao exercício de prever as marcas do tempo em seu próprio corpo, numa cena de "As Velhices", filme documental com roteiro e direção geral de Isa Grinspum, que a Rede SescSenac exibe de amanhã até o próximo dia 16.
Produzido pelo Sesc em comemoração do aniversário de 40 anos de seus programas sociais voltados para a terceira idade, "Umas Velhices" alinhava depoimentos de famosos e anônimos, apresenta extratos da produção artística e do pensamento de idosos ilustres e inclui em sua narrativa filmes curtos especialmente feitos para o documentário por quatro cineastas, além do já citado Lima Jr.
Ugo Giorgetti dirige Antonio Abujamra num texto mordaz sobre as tentativas de rejuvenescimento. Denise Gonçalves filma uma cena de sexo/amor entre uma mulher solitária (Berta Zemel) que contrata um garoto de programas (Milhem Cortaz).
João Jardim entrevista idosos que encontram na prática da natação bem-estar "e até uma certa euforia". Jorge Furtado conversa com Oscar Boz, um pioneiro nas filmagens familiares, e mostra as mesmas cenas captadas por Boz na primeira metade do século passado em seu formato original e atualmente retrabalhadas em computador, para fazer uma reflexão sobre a memória e um diálogo entre passado e futuro.
O documentário de Grinspum aborda ainda aspectos sociológicos e científicos da velhice. Especialistas falam sobre o aumento da expectativa de vida das populações, sobre os avanços da medicina para garantir qualidade de vida na terceira idade e sobre o impacto da longevidade nos sistemas previdenciários.


UMAS VELHICES - de Isa Grinspum. Onde: Rede SescSenac. Quando: amanhã (às 21h), dias 11 (22h), 12 (10h), 13 (3h30), 14 (15h), 15 (9h30) e 16 (2h).


Texto Anterior: Erudito: Osesp se aquece para turnê na Europa
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Para Diane Arbus
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.