São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2004

Texto Anterior | Índice

Fotógrafo dispensa cor "comum"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O domínio da técnica, no caso da obra de Paulo Pires, faz com que ele chegue a objetivos bem definidos: fotografar um varal de roupas claras em um fundo claro, mostrar a sombra de uma torneira e as cavidades do muro onde ela se projeta, revelar os detalhes de cinza no rosto de um "um personagem da vida", em foto de 1966, e mostrar o reflexo de uma poça de água.
E ele chega a esses aparentemente simples objetivos onde outros tentam. "Sempre trabalhei em coisas de precisão e sempre foi fácil saber até onde posso ir", diz. Vendo as imagens, não temos a noção do caminho percorrido, dos obstáculos que surgiram.
Talvez Paulo Pires tenha conseguido aquilo que muitos almejam: a simplicidade no resultado final de sua obra. São retratos, formas abstratas, trabalhadores, janelas, paisagens, em fotos, na sua maioria, das décadas de 50 a 80.
Mas o fotógrafo admite dar muitas voltas em sua câmara escura para conseguir a cópia definitiva. "É gostoso apanhar da fotografia. Quando ela fica muito simples, perde o interesse."
Talvez por esse motivo ele mantenha uma distância considerável das máquinas modernas que dispensam filmes e corrigem os fotógrafos: "Não quis nem pegar uma máquina digital", diz ele, que não dispensa sua Leica, uma Pentax 6x6 e o fotômetro manual.
A cor entrou uma vez apenas na vida de Paulo Pires. "Preparei toda a química e fiz dois filmes. Olhei, olhei. Aquilo ficou tão comum. Descobri que para ter uma foto colorida bastava levar o filme em qualquer esquina de revelação. Com o preto-e-branco faço o que eu quero", diz ele que ganhou sua primeira máquina quando tinha dez anos.
Todas as técnicas de laboratório -solarização, baixo e alto contraste- ganham requinte nas mãos de Paulo Pires. Nenhum detalhe ótico, químico e mecânico escapa. Todos os aparelhos são minuciosamente ajustados. E o que seria simplesmente uma fotografia técnica ganha a sensibilidade do olhar e a espontaneidade do fotógrafo.
(FJ)


Texto Anterior: Fotografia: Simplicidade de Pires ganha 1º livro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.