São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TRECHO

Dentre as responsabilidades [dos assistentes] estão trabalhos acessórios (...). São muitas as histórias, das quais não sabemos se devemos rir ou chorar. Irei me deter em apenas uma: a da colônia de formigas que atuou em "Rapsódia em Agosto".
(...) Kurosawa esboçara o desejo por formigas que parecessem formigas, por isso optou-se pela espécie "Lasius nipponensis", preta e lustrosa. Havia certa semelhança entre o nome comum do inseto, "kurokusa ari", e o nome do diretor (...) Usando-se uma média de 2 mil formigas por tomada, 10 mil delas garantiriam somente cinco tomadas. Não haveria tempo para apanhá-las com pinças. Por isso, foram adquiridos dez aspiradores de pó de tamanho pequeno e, em duas horas, foram capturadas milhares de formigas.
(...) No dia seguinte, a Equipe Formiga permaneceu à parte, enquanto filmávamos outra cena (...) Percebemos que o rosto de Tanaka estava soturno (...) As formigas arquitetaram uma fuga em massa.

Extraído de "À Espera do Tempo"


Texto Anterior: Assistente revela criação de Kurosawa
Próximo Texto: Raio-X: Teruyo Nogami
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.