São Paulo, sexta, 9 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

#PREENCHA O TITULO AQUI#

REPERCUSSÃO

Jorge Amado , escritor - "Se alguém merece o Nobel, esse alguém é José Saramago. Ao premiar a literatura portuguesa por meio de José Saramago, um dos mais expressivos escritores do mundo contemporâneo, o prêmio Nobel finalmente faz justiça à língua portuguesa. Ficamos, Zélia e eu, duplamente felizes, porque, além de premiar o escritor, o Nobel foi concedido a um grande e querido amigo."
²
Lygia Fagundes Telles, escritora - "Fiquei muito satisfeita. Somos amigos há anos. Considero esse prêmio extensivo ao Brasil. Como dizia o Fernando Pessoa, a língua portuguesa é minha pátria. Saramago tem uma liberdade de escolha, sob o ponto de vista político, um traço de libertação, de coragem para assumir com fidelidade suas idéias."
²
Nélida Piñon , escritora - "Ao ganhar o prêmio Nobel, José Saramago celebra a língua portuguesa. É o reconhecimento por sua devoção a uma literatura estética intransigente, sem concessões. Ele conseguiu firmar a língua portuguesa nessa Europa que sempre teve grandes escritores. É um homem com idéias de grande densidade ética."
²
Dario Fo, escritor italiano vencedor do Nobel de Literatura em 1997 - "Quando descobri "O Evangelho Segundo Jesus Cristo', vi que os temas de que ele trata são muito parecidos com os meus: a tomada da consciência, a luta e a negativa a aceitar compromissos com os regimes."
²
Jorge Sampaio, presidente de Portugal - "Este prêmio é o reconhecimento da cultura portuguesa. É importante para todos nós, acima de convicções políticas pessoais."
²
Chico Buarque, compositor - "A língua portuguesa, feliz por ter sido lembrada, exulta por Saramago, que sempre a tratou tão bem."
²
Luiz Schwarcz, editor de Saramago no Brasil - "Fiquei emocionado. Estão especulando há tanto tempo... No ano passado, chegaram até a avisá-lo que ele havia ganho o prêmio. Fico muito feliz pela importância para a literatura em português."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.