São Paulo, sexta, 9 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bem vence mal nas coníferas em fogo


PAULO VIEIRA
especial para a Folha

"Tormenta de Fogo", a ação que estréia hoje em São Paulo, é um desses filmes americanos atemporais. Não que ele transcenda o tempo e fixe-se na história como alguns poucos. É que vemo-lo todos os anos, há décadas.
Brigas com pitadas de luta livre, atos de heroísmo exemplar, superação dos limites físicos, salvamento de uma mulher aparentemente delicada e indefesa que na hora H se revela uma... mariner, faltou alguma coisa? Ah, claro, the evil.
Arguto, astuto, frio, violento, cerebral, vil, egoísta, avarento, salafrário, sicofanta, tudo isso personificado num... presidiário em fuga que trata seus colegas cerimoniosamente por Sr. Perkins, Sr. Higgins, Sr. Curtis etc.
Personagens planos como uma assadeira, Jesse -o bem- e Shaye -adivinha?- são secundados por outros não menos, sem prejuízo dos piadistas, do patriarca e os idiotas de sempre.
Forças da natureza, outras que nunca saem de cartaz, aqui também são alocadas, como o título sugere.
"Tormenta de Fogo" coloca em cena um batalhão de elite de bombeiros florestais norte-americanos, uns pára-quedistas malucos que saltam no meio do turbilhão quando não há mais acesso por terra.
(Os publicistas do filme falam de um incêndio em um parque de coníferas em 1988 testemunhado pelo roteirista.)
Somos apresentados a eles já na sequência inicial, numa primeira ação cotidiana, importante para marcar a troca de bastão entre Wynt (Scott Glenn, de "Os Eleitos", para dar uma respeitabilidade) e Jesse (Howie Long, ex-jogador de futebol americano, a cara quadrada qual um paralelepípedo, estreando em cinema).
Wynt e Jesse arriscam-se para salvar uma guriazinha, presa numa casa em chamas, enquanto seus pais e mais uns outros gatos-pingados estão num buraco cavado na terra. Conseguem, claro está que na undécima hora, e Wynt sai dessa com sequelas físicas.
Jesse assume o pelotão e logo irá se defrontar com a fuga arquitetada por Shaye -não Shane-, que, à maneira do Comando Vermelho, lidera do xadrez uma quadrilha em terra. Um incêndio criminoso é planejado para quando ele e seus infelizes colegas estiverem numa frente de trabalho.
Escapam matando uns quantos guardas e se disfarçam de bombeiros.
Pronto tomam como refém a ornitóloga e mariner (na verdade filha de um, mas que teria sido submetida ao mesmo tratamento da caserna pelo pai) Jennifer (Suzy Amis), que foi àquele fim de mundo do Wyoming de bicicleta para fotografar um exemplar de Cyanocitta Esteleri.
Saltos em cachoeira, mais alguns de pára-quedas -incluído aí um do morto-vivo Wynt, que estranhamente reaparece no final como "corrupto"-, motos sem partida automática que ligam ao primeiro kick, fugas do fogo grosso, arremessos de moto-serras e a gente se perguntando, como Raul Seixas: "Onde é que eu me encaixo?".
²
Filme:Tormenta de Fogo Produção: EUA, 1998 Direção: Dean Semler Com: Scott Glenn, Howie Long, William Forsythe Quando: a partir de hoje nos cinemas Interlagos Cinemark 8, SP Market 7, Metrô Tatuapé 4, Interlagos 2, Raposo Shopping 1 e circuito



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.