|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
POP
Cantora chama produtor da cena eletrônica inglesa para criar "Confessions on a Dance Floor", seu 12º álbum de estúdio
Madonna surpreende e volta às pistas em novo CD
France Presse
|
Madonna realiza apresentação na TV alemã, no último sábado; o próximo disco da cantora chega às lojas na semana que vem |
DA REPORTAGEM LOCAL
Num bom português, ninguém dava muita coisa para
Madonna, ninguém ainda esperava que ela despertasse furor semelhante àquele de "Like a Prayer",
ou que fizesse coisa tão relevante e
incisiva quanto "Into the Groove". Mas, sim, ela está de volta.
A partir da próxima semana,
chega às lojas "Confessions on a
Dance Floor", o 12º álbum de estúdio da cantora -mas, antes,
suas canções pararam na internet,
para desespero da Warner.
Como sugere o título e a capa do
disco (uma Madonna ruiva num
passo de dança sob um globo estilizado), é um álbum dance, para
as pistas, "para quem quer diversão", como anunciou a loira em
algumas entrevistas.
Madonna sempre trabalhou
com produtores de renome, como Mirwais (final dos 90/começo
dos 2000), Nelle Hooper (começo
dos 90) e William Orbit (meio dos
90), e para esta nova missão convocou o inglês Stuart Price, um
dos mais produtivos nomes do
cenário eletrônico europeu.
Price é membro dos projetos
Zoot Woman e Les Rythim Digitales e autor de poderosos remixes e produções próprias, sob os
pseudônimos Jacques Lu Cont,
Paper Faces, Thin White Duke...
A união funcionou. Se Madonna queria um álbum para as pistas, Price trouxe elementos de
electro, disco dos anos 70, Giorgio
Moroder, coisas que ficariam diluídas com a cantora nas mãos de
outro produtor menos cuidadoso. Já o senso pop de Madonna
deu às canções caráter universal,
digestivo -e de bom gosto.
Não coincidentemente, Price
produziu "X-Static Process", melhor faixa do CD anterior da cantora, o chato e confuso "American
Life". A parceria prosseguiu.
"Confessions on a Dance Floor"
não parece um disco feito por
uma mulher de 47 anos, mãe de
dois filhos, casada com um cineasta medíocre e que vive num
castelo no interior da Inglaterra e
passa o tempo escrevendo livros
infantis. "Confessions on a Dance
Floor" parece um disco feito por
uma jovem cantora saída da puberdade, hedonista, casada com
Sean Penn, freqüentadora dos
clubes nova-iorquinos e alvo da
Igreja ao cantar "Like a Virgin"
com um vestido de noiva.
"Hung Up", que abre o álbum e
toca nas rádios, tem sample de
"Gimme Gimme Gimme", música de 1979 do Abba -é apenas a
segunda vez que os suecos Bjorn
Ulvaeus e Benny Andersson liberam um sample da banda; a primeira foi em 1996, quando deixaram o Fugees usar parte de "The
Name of the Game" em "Rumble
in the Jungle". "Hung Up" é animada e tão disco que parece despejar glitter sobre os ouvidos.
Já "Get Together" traz um som
gordo, emoldurado por sintetizadores gelados e melódicos, a la
Daft Punk. Em "Sorry", que deve
ser o próximo single, os beats
também dão o tom. "Eu não quero ouvir/ Eu não quero saber/ Por
favor, não diga que você sente
muito", canta Madonna.
"Future Lovers" é faixa trabalhada por Mirwais, e é uma ode
disco. "I Love New York" é das
mais animadas do álbum, homenagem à cidade que projetou a
loira. "Let It Will Be", retrô, sem
sal, é a mais esquecível do disco;
"Forbidden Love" tem um vocoder que dá uma boa e revitalizada
sensação de anos 80; e "Jump" faz
claras referências a Pet Shop Boys.
Com um refrão pegajoso, parece
feita para levantar estádios.
"Isaac" é a faixa dissonante. Madonna traz um texto hebraico a
uma balada electro. Mais um capricho do que canção. "Push",
surpresa, é um r&b eletrificado,
como uma Beyoncé pós-ecstasy
"Like It Or Not", lembra Daft
Punk em seus flertes com a house.
É Madonna no final da noite,
saindo da pista e pensando na
volta para casa. Mas com muita
classe.
(THIAGO NEY)
Confessions on a Dance Floor
Artista: Madonna
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 35, em média (nas lojas a partir do próximo dia 14)
Texto Anterior: TV/Crítica: Pastos de "América" dão lugar ao glamour de "Belíssima" Próximo Texto: Trash Pour 4 recicla "lixo" do pop Índice
|