São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MODA

Após dez edições no shopping, o evento vai para o parque Ibirapuera

MorumbiFashion dá lugar à SP Fashion Week

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

De olho no interesse internacional em relação à moda brasileira, uma instituição do mercado nacional muda de cara e de nome. O MorumbiFashion Brasil deixa de existir para dar lugar à São Paulo Fashion Week Calendário Oficial da Moda. Troca também de endereço: saem as salas armadas num galpão anexo ao do Morumbi-Shopping e entra em cena o prédio da Bienal de São Paulo, no parque Ibirapuera (zona sul da cidade). Por conta disso, não mais o shopping entra como patrocinador do evento, o que acontecia há dez edições.
O evento também quer crescer em termos globais e, pela primeira vez, recebe estilistas da América Latina, neste caso, a dupla argentina Trosman Chruba e um outro nome a definir entre Angel Sanchez, da Venezuela, e o chileno Rubem Campos. O ingresso dos dois no calendário acontece de forma definitiva, não se trata de participação especial.
A idéia é assumir São Paulo como capital da moda na América Latina, aproveitando a deixa dada pelos jornalistas internacionais que aqui estiveram no último MorumbiFashion Brasil, em junho/ julho.
Impressionados com o poder de fogo do mercado brasileiro, com a beleza das modelos e com o talento bruto dos estilistas, os profissionais do planeta fashion se mostraram também surpresos diante de um evento vinculado a um shopping center.
O diretor e criador do MorumbiFashion Brasil, Paulo Borges, conta em entrevista à Folha que teve que antecipar algumas alterações que previa somente para daqui a dois anos. "Tudo se precipitou", disse Borges. "Começamos a ver como os jornalistas internacionais se referiam a nós -"o gigante do Sul", conforme escreveu o jornal francês "Le Monde". E pensei que uma boa estratégia seria assumir o modo como as pessoas nos vêem." Para Borges, o evento precisava também ser mais institucional, e fazê-lo no shopping center não combinava com isso. Apareceu então a possibilidade de fazer os desfiles no prédio da Bienal. Por outro lado, o próprio MorumbiShopping se mostra, naturalmente, focado no varejo.
Então, "não tinha mais sentido eles estarem dentro disso", diz Borges, diante da retirada do patrocínio, por parte da direção do shopping. Foi o rompimento de um acordo que deveria ter durado dez anos.
"De início eles ficaram chateados. Eles não queriam perder. Mas depois entenderam o sentido do crescimento", diz Borges em relação ao "sponsor" que, na última edição, era responsável por 40% dos custos do evento. Para o próximo ano, o orçamento das duas edições do evento atinge R$ 8 milhões (para ter uma idéia, a primeira edição do MorumbiFashion Brasil, há quatro anos e meio, custou R$ 900 mil).
Segundo Maria José Arrojo, assessora de comunicação do shopping, o processo foi um pouco "o ovo e a galinha". Ela diz que o patrocínio se esgota ao final de cada edição, e o MorumbiShopping tinha preferência para o próximo. "Independentemente do nome, o shopping optou por não patrocinar no ano que vem e achou que não tem por que emprestar o nome ao evento."
Ainda como novidade da próxima edição, que começa dia 31 de janeiro de 2001, a inclusão de dois jovens nomes: o do mineiro Ronaldo Fraga e o da marca Carlota Joaquina, a segunda marca da G da estilista Gloria Coelho, linha desenhada por Carla Fincato.
Querendo praticar o sotaque, os estilistas brasileiros estão de fato de olho no interesse global. E o olho grande é recíproco. O que falta para a coisa explodir? Na opinião de Borges, "falta identidade, falta coragem aos estilistas. Mas a tomada já foi ligada. Há falta de capacitação do mercado, do fio ao tecido, não existe um processo sério, por exemplo, em relação à entrega. Esse é o maior perigo".
Para Borges, outro problema são as "pessoas e marcas que estão usando showrooms lá fora para conseguir reportagens. Essa miopia é perigosa", diz. "Minha luta agora é passar da euforia do mercado internacional em relação à moda brasileira e chegar ao estágio do negócio."


Texto Anterior: Walter Salles: Nós que nos amávamos tanto
Próximo Texto: Panorâmica - Prêmio: Cerimônia de entrega do Nobel será amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.