São Paulo, segunda-feira, 09 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo livro evoca paisagem social

DA REDAÇÃO

Também na seara das artes, o Banco Sudameris lança hoje "O Brasil na Visão do Artista - O País e Sua Gente", livro que discute a obra de 52 artistas nacionais e estrangeiros e sua relação com o Brasil e seu povo, em texto do crítico de arte Frederico Morais.
Trata-se da 24ª publicação do banco voltada às artes plásticas, que possui uma série dedicada ao tema desde 1978.
O volume escrito por Morais concentra-se na inter-relação estabelecida entre as obras de arte brasileiras e a "paisagem social" do país, variando de acordo com épocas e regiões. "A imagem de um país, seu caráter ou sua identidade estão sendo construídos diuturnamente por seus artistas", escreve Morais.
Essa imagem aparece tanto a partir da visão estrangeira, através de artistas como Eckhout, no século 17, Debret e Rugendas, em suas visitas ao país no século 19, levando ao Velho Mundo - e ao próprio Brasil- as primeiras impressões da nova terra e de seu povo "selvagem", quanto a partir construção da auto-imagem brasileira, exacerbada principalmente nas obras modernistas, mas revelada também no traço elegante do cartunista J. Carlos e seus tipos urbanos, alguns indissociáveis daqueles anos 20 brasileiros.


O BRASIL NA VISÃO DO ARTISTA - O PAÍS E A SUA GENTE. De: Frederico Morais. Editora: Prêmio Editorial. 128 págs. R$ 80. Lançamento para convidados: hoje, às 19h, no Espaço Cultural Sudameris (av. Paulista, 1.000, SP, tel. 0/xx/11/3170-9899).


Texto Anterior: Catálogo apresenta destaques do MNBA
Próximo Texto: Cinema: "Reality show" versus documentário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.