São Paulo, quarta, 9 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Emissoras americanas perderam até dez pontos percentuais
Audiência dos seriados cai em temporada "pós-Seinfeld"

de Nova York

Ross, Chandler, Joe, Rachel, Monica e Pheebs. O sexteto de "Friends" compõe uma das poucas séries de TV com motivos para comemorar a atual temporada nos Estados Unidos. O seriado, que é exibido às quintas na NBC, ocupa o segundo lugar entre os programas mais vistos no país, perdendo somente para "Plantão Médico".
A atual temporada, que começou em setembro, é a primeira desde que o sucesso "Seinfeld" saiu do ar, em maio. A série era primeiro lugar absoluto de audiência, com cerca de 30% dos espectadores.
"Plantão Médico" tem conseguido o primeiro posto com uma faixa de 15%. A NBC, que exibia "Seinfeld", caiu dez pontos, em média. Seu substituto, "Frasier", está na quinta posição de audiência.
Poucas novidades conseguiram emplacar. "Everybody Loves Raymond" (ABC), mais uma comédia de costumes sobre uma família nova-iorquina, está em 16º lugar.
"Jesse", com o brasileiro Bruno Campos, está se mantendo em sexto lugar. A surpresa de 97, "Dawson's Creek", já perdeu a liderança das quartas para "Barrados no Baile" -mesmo no nono ano e sem Jason Priestley, a série tem se mantido com boa audiência, podendo dar impulso a outra temporada.
Mesmo assim, não há muito para comemorar. Fox, NBC, ABC e Warner (os quatro principais dos seis canais abertos) tiveram quedas de audiência (variando de cinco a dez pontos percentuais) e diminuição de venda de espaço publicitário.
Algumas séries, como "Costello", já desapareceram. "Working" (com Fred Savage, de "Anos Incríveis") está com os dias contados. Outras, como "Charmed", estouraram no começo, mas foram perdendo espaço.
A crise atingiu postos importantes: a NBC e a Fox já substituíram seus diretores de programação.
As emissoras estão procurando alternativas para atrair mais espectadores. A Fox é a mais feliz na empreitada. Lançou uma série de documentários com vídeos caseiros e tem conseguido bons índices. Mudou parte do roteiro de "Melrose Place" e trouxe Luke Perry de volta a "Barrados". A ABC está colocando no ar filmes de sucesso, como "A Gaiola das Loucas".
Em tempo: graças ao sucesso, os atores de "Friends" já pediram um aumento de salário. Querem US$ 600 mil por episódio, em vez de US$ 100 mil -valor que recebem os astros de "Plantão Médico". (MaD)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.