São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ
Fábio Moon e Gabriel Bá compilam fanzines
Quadrinho policial é lançado em SP

da Sucursal do Rio


Com uma trama que lembra filmes policiais norte-americanos e um traço que sofre forte influência das histórias em quadrinhos também produzidas na terra do Tio Sam, dois jovens artistas paulistanos estão produzindo quadrinho nacional de qualidade. O resultado está em "O Girassol e a Lua", que a Via Lettera lança hoje na Fnac.
A obra foi escrita e desenhada pelos irmãos gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá, 23, e publicada em sete partes em um fanzine chamado "Dez Pãezinhos", editado por eles em 1997. A edição da Via Lettera ganhou algumas páginas e teve o texto revisado e reeditado.
A história mostra uma jovem que, ao sair de casa, vê a porta do apartamento de seu vizinho aberta e, curiosa, resolve bisbilhotar. O local mais parece o quarto de um psicopata, cheio de fotos e recortes de jornais colados na parede. Mas ela encontra uma espécie de diário e começa a lê-lo.
Ali, descobre uma história de amor cheia de ação, a saga do dono daquele apartamento. Ele é obrigado e enfrentar um inimigo poderosíssimo para conquistar a mulher que ama e está disposto a enfrentar até mesmo a morte para tê-la ao seu lado.
Na narrativa, os irmãos mostram o que havia de bom em algumas HQs americanas, mas não esqueceram de dar à sua trama um olhar universal.
"Nós começamos lendo gibis da Mônica e Disney, depois ficamos meio viciados em super-heróis, até que encontramos o nosso caminho, que é mais autoral", conta Fábio Moon.
Ele conta que a dupla recheou a história de pequenas citações. No quarto do herói, por exemplo, estão diversas capas de fanzines nacionais e cartazes com o trabalho dos dois.
O próprio vilão da história tem o rosto inspirado em Van Gogh, um dos pintores preferidos dos dois, que cursaram a faculdade de artes plásticas na USP e na Faap. "O vilão é louco, e adoramos Van Gogh, que também não era lá um cara muito normal. Resolvemos usar o rosto dele", brinca Moon.
A qualidade do traço é um ponto forte da dupla. Em uma viagem aos EUA eles conheceram um jovem escritor que tinha um projeto de minissérie sobre o imperador Carlos Magno e que, após ver o trabalho dos dois, ficou interessado em juntar-se a eles. O resultado foi a minissérie "Rolland", publicada no segundo semestre do ano passado nos EUA, no mercado independente.
"Nós ganhamos um prêmio de US$ 5.000 criado pelo Peter Laird, um dos criadores das Tartarugas Ninjas, e bancamos parte do projeto. Mas só conseguimos colorir porque o Steve Oliff, um dos melhores coloristas de lá, viu o desenho e gostou muito. Fez o trabalho de graça para nós", revela Moon.
O que acabou se tornando um diferencial dos jovens artistas foi seu investimento no drama, enquanto a sua geração se especializou em tiras de humor ou em desenhar super-heróis para as grandes editoras norte-americanas.
(ALEXANDRE MARON)


Lançamento: O Girassol e a Lua Editora: Via Lettera Quanto: R$ 17 (96 págs.) Onde: Fnac (r. Pedroso de Morais, 858, Pinheiros, SP, tel. 0/xx/11/867-0022)
Quando: hoje, às 19h


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Havana prometida
Próximo Texto: Música: Trama edita nomes do selo Ryko
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.