São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
García Márquez inspirou peça
"Náufrago" constrói metáfora da vida

free-lance para a Folha

A história de um marinheiro que passa dez dias à deriva serve como metáfora da vida em "Náufrago - A Imagem do Azul", espetáculo de Gisela Arantes, que faz sua última apresentação hoje no Núcleo Experimental de Teatro (N.Ex.t), em São Paulo.
"Quem já não esteve à deriva ou sentiu o desafio de vencer dificuldades, ir além dos próprios limites?", pergunta a atriz Gisela, que contracena com Bruno Sciuto. A obra do escritor colombiano Gabriel García Márquez, "Relato de um Náufrago", serviu de inspiração para o texto.
A peça conta a história de João, um marinheiro que sobreviveu a um naufrágio. Ele perdeu todos os amigos e conseguiu nadar até uma balsa. O que em princípio parecia um porto seguro, transformou-se depois em martírio para suportar a falta de comida e de água. Também o sol a pino e a ronda dos tubarões corroboram o suplício em alto mar.
Na concepção do espetáculo, dirigido por Maurício Paroni de Castro, o personagem comete um mergulho interior, "uma celebração do encontro com a vida".
O livro de García Márquez foi baseado em fato verídico, ocorrido no Mar do Caribe nos anos 50.
"Náufrago - A Imagem do Azul" fez sua estréia em Lisboa, durante a Expo'98. Um site na Internet (www.uol.com.br/naufrago) traz todas as informações sobre a montagem, além das páginas de participação dos usuários: "História de Mar", criada em conjunto com o Museu da Pessoa, e "Arte -Mural Aberto", um convite ao diálogo sobre os rumos e perspectivas para a arte e o artista do terceiro milênio.


Peça: Náufrago - A Imagem do Azul Texto: Gisela Arantes Direção: Maurício Paroni de Castro Com: Gisela Arantes e Bruno Sciuto Quando: última apresentação hoje, 21h30 Onde: N.Ex.t (r. Rego Freitas, 454, Vila Buarque, região central, tel. 0/xx/11/ 259-2485) Quanto: R$ 15 (R$ 10 na Apetesp)

Texto Anterior: Música: Trama edita nomes do selo Ryko
Próximo Texto: Televisão: Cultura destaca hoje obra de Lupicínio e Aurora Miranda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.