São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Cultura destaca hoje obra de Lupicínio e Aurora Miranda

da Reportagem Local

O programa "30 Anos Incríveis", que a Cultura exibe hoje às 22h30, destaca a obra do compositor Lupicínio Rodrigues (1914-1974). Nascido em Porto Alegre, Lupicínio foi autor de sucessos que marcaram a MPB, como "Nunca", "Se Acaso Você Chegasse" e "Dona Divergência".
Suas canções foram gravadas por grandes nomes do rádio, entre eles Francisco Alves, Linda e Dircinha Batista e Orlando Silva.
O especial exibe imagens de arquivo de Lupicínio e mostra o musical "Lupicínio às Pampas", gravado em 96 em São Paulo, com vários músicos interpretando canções do compositor.
Diferentemente de outros autores de sua geração, Lupicínio preferiu se radicar em Porto Alegre a ir para o Rio de Janeiro.
Na capital gaúcha, Lupicínio, amante da vida boêmia, frequentava assiduamente os bares da cidade, onde colhia temas para suas canções dor-de-cotovelo.

A irmã menos famosa
Seu talento era comparável ao de Carmem Miranda, mas a fama não sorriu para Aurora Miranda da mesma forma que para sua mítica irmã. A cantora é tema do "Ensaio", que a Cultura exibe às 23h30, após "30 Anos Incríveis".
Depois de Carmem, Aurora foi a intérprete que mais gravou na década de 30 no Brasil. Entre seus sucessos, figuram clássicos como "Os Quindins da Iaiá" e "Se a Lua Contasse". Ao todo, ela gravou mais de 80 discos.



Texto Anterior: Teatro: "Náufrago" constrói metáfora da vida
Próximo Texto: Artes Plásticas: Ivo Mesquita adianta novidades da Bienal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.