São Paulo, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elvis Presley e Carl Perkins são coadjuvantes

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o parâmetro for sua discografia no país, Johnny Cash é um desconhecido no Brasil. Apenas um pequeno punhado de seus discos, incluindo aí coletâneas, ganharam edição nacional, e o principal mérito musical deste "Johnny & June" é desvelar alguns belos momentos desta grande voz da música norte-americana.
A produção se posiciona apenas numa primeira parte da carreira de Johnny Cash, até seu casamento, em 1968, com a cantora June Carter. Mais do que uma biografia musical, "Johnny & June" relembra os relacionamentos de Cash (seja com as mulheres, seja com drogas ou com outros artistas).
Reese Witherspoon, como June Carter, mostra bela voz, mas é Joaquin Phoenix, no papel de Cash, quem está um passo à frente.
Algumas passagens do filme são ficcionais demais. Insinua, por exemplo, que June Carter compôs sozinha "Ring of Fire"; Jerry Lee Lewis não era tão bobo quanto o mostrado aqui; e o conselho de Sam Phillips (da gravadora Sun Records, quem primeiro assinou com Cash) não foi para ele cantar "com mais alma", mas para tentar algo mais vendável do que velhas canções gospel.
"Johnny & June" realça algumas das históricas turnês do cantor com artistas como Jerry Lee Lewis, Roy Orbison Carl Perkins e Elvis Presley. Cash foi figura fundamental nos primeiros anos do rock and roll, e aqui são ilustrados por canções como "Ring of Fire" e "Walk the Line", além de divertidos duetos com Carter ("Jackson").
Não à toa, o filme chega ao clímax na cena da gravação de "At Folsom Prison", o mais representativo disco de Cash. Numa grande sala, cercado por detentos, ele explode com "Folsom Prison Blues", e ali entendemos toda a grandiosidade de Johnny Cash. (THIAGO NEY)


Texto Anterior: "Orgulho e Preconceito": Diretor Joe Wright sopra ares novos e tira o pó do filme de época
Próximo Texto: Cinema: Sigourney Weaver leva autismo a Berlim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.