São Paulo, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Com idéias e espírito roqueiros, banda australiana toca hoje músicas do disco "Hold Your Colour" no clube Lust

Pendulum mostra em SP renovação do drum'n'bass

DA REPORTAGEM LOCAL

Após mais de meio século de vida, cobrar originalidade do rock and roll é pedir demais. Mas seu receituário continua fornecendo ingredientes para muitos usos. Ultimamente, uma da áreas que tem tirado proveito do rock é a do drum'n'bass (ritmo eletrônico baseado em batidas agressivas de bateria e baixo). E isso ocorre principalmente pelas mãos do trio australiano Pendulum.
O novíssimo grupo, formado em 2002, em Perth, na Austrália, é considerado o responsável por trazer novo fôlego ao gênero. Idéias e espírito roqueiros são o ponto de partida das músicas, que poderão ser ouvidas hoje em São Paulo, no clube Lust (no térreo do edifício Joelma), com o DJ set de Gareth McGrillen, um dos integrantes da banda.
Gareth (que atende também pelo apelido Speed) e Rob Swire (Ansenic) tocavam juntos numa banda de hardcore, a Xygen. Paul Harding (ou El Hornet) era o único ligado à dance music, tendo tocado anteriormente como DJ em alguns clubes e festas da cidade.
"Fomos a um clube e vimos que o drum'n'bass poderia nos passar a mesma sensação de quando íamos a shows de rock, que era o que ouvíamos", conta Gareth. Tudo aconteceu muito rápido. "Basicamente, entramos nessa há três anos. Éramos ninguém. Hoje gente como Prodigy e Fatboy Slim nos pedem para remixá-los..."
O grupo apareceu com "Vault", faixa que estourou na Europa em 2003. A banda colocou nas lojas uma série de singles e, ao assinar com o selo Breakbeat Kaos, lançou outra bomba "Another Planet", que chegou ao topo da parada de dance music britânica.
São faixas com linhas de baixo bem definidas, gordas, acompanhadas por efeitos que não ficariam fora de lugar em uma canção electro, e breaks (paradas) que lembram bons tempos do trance.
"Acho que isso acontece porque viemos de vários backgrounds -eu vim de uma banda de rock. Colocamos linhas melódicas, bem rock and roll. Não soa como rock and roll, mas a energia é a mesma. Somos um nome novo, aparecemos na hora certa, o d'n'b parecia necessitar de mudanças."
Em julho do ano passado, lançaram o álbum de estréia, "Hold Your Colour", pelo selo Breakbeat Kaos (dá para achar em lojas de importados). Entre as músicas, hits instantâneos como "Fasten Your Seatbelt" e "Tarantula". "Quando escrevíamos o álbum, não ouvíamos d'n'b. Não queríamos ser influenciados pelo que já existia. Ouvíamos rock, heavy metal, coisas de bandas como Sigur Rós, Postal Service..."
Sobre a renovação que estaria ajudando a tirar o d'n'b de uma suposta estagnação, Gareth diz que não tem nem com o que comparar. "Somos tão novos nisso que não tenho base. Para mim o d'n'b ainda é uma coisa fresca, uma música que está mudando. Não atrai tanta atenção, mas esse tipo de coisa vai-e-vem." (THIAGO NEY)

Pendulum
Quando:
hoje, a partir das 23h
Onde: Lust Club (av. Nove de Julho, 225)
Quanto: R$ 25


Texto Anterior: Última Moda: Marc Jacobs tira o mofo dos EUA
Próximo Texto: Música: Madonna e Gorillaz agitam o Grammy
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.