São Paulo, Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pela primeira vez, Brasil disputa Oscar de atriz
And the Oscar goes to... Fernanda Montenegro???


É a primeira vez que uma latino-americana concorre a melhor atriz; "Central do Brasil", de Walter Salles, disputa ainda filme estrangeiro com o italiano "A Vida É Bela", indicado em mais seis categorias



MARIANE MORISAWA
da Redação

O anúncio dos indicados ao Oscar ontem, às 11h38 (horário de Brasília) em Los Angeles, trouxe uma surpresa aos brasileiros: a indicação de Fernanda Montenegro como melhor atriz por sua atuação em "Central do Brasil", que também foi indicado a melhor filme estrangeiro.
"Não esperava a indicação e acho que já é uma grande vitória", disse à Folha a atriz Fernanda Montenegro, em Nova York. "Nunca criamos expectativas", disse o diretor Walter Salles.
Já "A Vida É Bela" alcançou feito ainda mais raro: emplacou nas categorias melhor filme e melhor filme estrangeiro. E também nas de ator e diretor, para Roberto Benigni, roteiro original, montagem e trilha sonora para drama. Portanto, o longa italiano continua no caminho do filme de Walter Salles e é cada vez mais forte candidato à estatueta de estrangeiro.
Não é a primeira vez que um longa-metragem consegue indicações nas categorias filme e filme estrangeiro no mesmo ano. "Z", de Costa-Gavras, concorreu aos dois prêmios em 1969. Levou o de produção de língua não-inglesa.
"Central do Brasil" e "A Vida É Bela" disputam o Oscar de filme estrangeiro com o iraniano "Crianças do Paraíso", o argentino "Tango" e o espanhol "O Avô" (leia texto à pág. 4-5).
A brasileira Fernanda Montenegro terá como concorrentes a australiana Cate Blanchett ("Elizabeth"), a britânica Emily Watson ("Hilary e Jackie") e as americanas Gwyneth Paltrow ("Shakespeare Apaixonado") e Meryl Streep ("Um Amor Verdadeiro").
"The Truman Show", um dos favoritos, ficou de fora da categoria principal, a de melhor filme. Ao lado de "A Vida É Bela" estão "O Resgate do Soldado Ryan", "Shakespeare Apaixonado", "Além da Linha Vermelha" e "Elizabeth".
Os indicados a melhor filme podem ser colocados em dois grupos: os da Segunda Guerra ("Ryan", "Além da Linha Vermelha" e "A Vida É Bela") e os do período elisabetano ("Elizabeth" e "Shakespeare Apaixonado").
Dos concorrentes a melhor filme, apenas "Elizabeth" não disputa também o Oscar de melhor direção. O cineasta indiano Shekhar Kapur foi substituído na lista por Peter Weir, de "Truman Show".
"Shakespeare Apaixonado" é o campeão de indicações, 13, quase igualando o recorde de "Titanic" e "A Malvada" (14). Além de melhor filme, a comédia concorre a diretor, atriz, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, roteiro original, trilha sonora de comédia, direção de arte, fotografia, figurino, montagem, maquiagem e som.
Em seguida vêm "O Resgate do Soldado Ryan", com 11 -prejudicado por ter recebido apenas uma indicação a seus atores, entre as quatro possíveis-, "A Vida É Bela", "Além da Linha Vermelha" e "Elizabeth", empatados com sete.
Entre os atores a maior surpresa é Edward Norton, que não vinha aparecendo nas listas de favoritos, apesar de sua elogiada atuação em "American History X". Como companhia ele terá Benigni, Tom Hanks ("Ryan"), que pode ganhar seu terceiro Oscar, Ian McKellen ("Gods and Monsters") e Nick Nolte ("Temporada de Caça").
A cerimônia de entrega do Oscar se realizará no domingo, 21 de março, no Dorothy Chandler Pavilion, em Los Angeles, com transmissão no Brasil pela Globo (após o "Fantástico", com tradução simultânea) e pela HBO (a partir das 22h30, com programas especiais começando uma hora antes).
"A Vida É Bela" está em cartaz no Brasil -levou 63.900 espectadores no fim-de-semana passado, de estréia, com 42 cópias, contra 30 mil de "Central", que reestreou no mesmo dia em 47 salas. "Ryan" deve voltar aos cinemas no início de março, período em que estréiam "Shakespeare Apaixonado" e "Elizabeth". "Além da Linha Vermelha" chega em 26 de fevereiro.


"And the Oscar goes to...", em inglês, quer dizer "E o Oscar vai para..."


Texto Anterior: Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Análise: Benigni é o favorito em 99
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.