São Paulo, sábado, 10 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projetos trazem novos "cânones"

DA REPORTAGEM LOCAL

A coletânea que a Geração Editorial lançou no mês passado divide seus "eleitos" de acordo com padrões cronológicos tradicionais. Pré-modernismo, modernismo, Geração de 45...
As duas outras antologias que serão lançadas este ano, por outro lado, usam novas propostas de história da poesia brasileira.
O trabalho organizado por Italo Moriconi cliva a produção poética em quatro seções. "A primeira cobre os anos de 1900 a 1940, com ênfase nos poemas modernistas. A segunda tem poemas dos anos 40 a 60 e se caracteriza por uma seleção de textos líricos dos principais poetas do século."
O capítulo mais original é o terceiro, que atende pelo nome de "O Cânone Brasileiro". "Aqui estão, na íntegra, três dos maiores poemas escritos neste século, que são: "A Mesa" e "A Máquina do Mundo", de Drummond, e "Uma Faca só Lâmina", de João Cabral", adianta Moriconi. O segmento será completado por dois trechos de "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles.
No último escaninho, ficam "os poemas dos movimentos de vanguarda e contestação dos anos 60 até o pós-modernismo e as tendências de fim de século".
"Fugimos completamente da classificação acadêmica. Usamos uma estrutura narrativa que conta, de certa forma, a história do país", diz Isa Pessoa, diretora editorial da Objetiva e coordenadora do projeto.
"100 Anos de Poesia - Panorama da Poesia Brasileira no Século 20", de Claufe Rodrigues e Alexandra Maia, não divide os poetas e seus poemas em capítulos, mas os temas dos ensaios que estarão no livro mostram uma visão pouco óbvia da história.
"A Poesia Brasileira Vista do Exterior", "A Força dos Recitais" e "Revistas e Ambientes Literários" são alguns dos ensaios, delegados a nomes como Ivan Junqueira, Heloisa Buarque de Hollanda e Alexei Bueno.
Patrocinado pela BR Distribuidora, o projeto, que envolve seis pesquisadores e 18 consultores, ainda não tem editora (contatos pelo e-mail overso@openlink. com.br). (CEM)


Texto Anterior: Concretistas boicotam publicação
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.