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Movimento foi reação à arte comercial
DE ZURIQUE
"Dada", originalmente,
era o verbete de um dicionário francês-alemão apontado ao acaso por um cortador
de papel numa mesa do Cabaret Voltaire, em Zurique.
Abstraído de sua leitura original (tratamento infantil
para "cavalo"), o termo foi
zerado de significado de modo a expressar o irracionalismo deliberado, a anarquia e
rejeição dos padrões de beleza e organização social burgueses. O dadaísmo, assim,
foi a reação radical contra os
critérios artísticos da virada
do século 20, refutando
qualquer tipo de arte comercial ou institucionalizada.
Com o fim da Primeira
Guerra Mundial (1914-18),
Dadá espalhou-se rapidamente pelos grandes centros, como Berlim e Colônia.
O dadaísmo atravessou o
Atlântico, centrando-se na
galeria de Alfred Stieglitz,
em Nova York, e voltou à
Europa com Man Ray.
Na França, o dadaísmo
acabou sendo apropriado
pelo surrealismo de Breton e
de outros, mas a influência
Dadá extrapolou o vanguardismo da época. James Joyce
não passou incólume ao fenômeno, pois morava na
mesma Zurique do Cabaret
Voltaire, onde escreveu boa
parte de seu "Ulisses".
Entre os mais notáveis dadaístas, pode-se citar Tristan
Tzara, Hans Arp, Marcel
Janco e Max Ernst.
(ES)
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