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OUTRA FREQÜÊNCIA
FM pop "misteriosa" surge no dial de São Paulo
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Ouvintes mais atentos já
perceberam: surgiu uma nova FM pop no congestionado dial
da Grande São Paulo.
Em bate-papos na internet, o assunto quente dos últimos dias
tem sido a "misteriosa" 94,1 MHz.
"Alguém poderia me dizer, por
favor, que rádio é essa!?", pergunta um. "É a pirata mais potente da
cidade", arrisca outro.
A tal estação entrou no ar às 18h
do dia 29 de fevereiro. Ainda em
caráter experimental, toca hits do
rock, pop e dance, num estilo que
vai da 89 FM à Jovem Pan.
É mais uma estação lançada pelo poderoso grupo CBS, do empresário Paulo de Abreu, dono de
dez emissoras na Grande São
Paulo, entre elas a Kiss (102,1
MHz), a Scalla (92,5 MHz) e a Tupi (104,1 MHz). Ele é conhecido
no mercado pelo costume de promover "dança das cadeiras", trocando repentinamente suas emissoras de lugar no dial.
A 94,1 MHz, antes ocupada por
programação gospel, só foi regularizada recentemente, por determinação da Justiça, segundo a assessoria da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A
concessão, de acordo com a agência, havia sido caçada pelo governo militar (1964-1985). Uma decisão judicial obrigou o Ministério
das Comunicações a conceder a
rádio novamente ao empresário.
Por enquanto, a nova FM utiliza
transmissor de baixa potência e
sua sintonia é deficiente em regiões mais afastadas do centro.
Deverá passar para um cinco vezes mais potente a fim de atingir
com clareza toda a Grande SP.
A "equipe" da rádio ainda é restrita ao diretor, Ricardo Henrique, 42, e seu computador. Ele está selecionando locutores e programadores e deverá estrear oficialmente a estação até o final de
março, com o nome de 94 FM.
Segundo Henrique, seus principais concorrentes serão Jovem
Pan (100,9 MHz), Mix (106,3),
Transamérica (100,1), Metropolitana (98,5) e 89 FM (89,1).
Ele diz não temer a disputa acirrada do gênero pop nem a crise
das gravadoras -uma das principais fontes de renda de FMs. "Rádio que sobrevive de gravadora
está perdida. Queremos delas
apoio, liberação de artistas para
shows", afirma Henrique, ex-89,
Pan e Nativa, entre outras.
Tudo o que já domina o dial vai
ter lugar garantido na 94 -Titãs,
Paralamas, CPM 22, Charlie
Brown Jr. e por aí vai. A badalada
dupla de rap Outkast também
tem vez. E, claro, os flashes dos
anos 80. Como ganhar audiência
e anunciante então? "Dá para tocar o mesmo tipo de música, mas
escolher títulos diferentes. E usaremos uma nova linguagem", diz.
Façam suas apostas.
@ - laura@folhasp.com.br
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