São Paulo, sábado, 10 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISUAIS

MIS abre hoje exposição com nova ilustração infantil alemã

DA REPORTAGEM LOCAL

É aberta hoje no Museu da Imagem e do Som, promovida pelo Instituto Goethe, a exposição "Ilustrações Contemporâneas de Livros Infantis na Alemanha", que reúne 65 trabalhos de 13 ilustradores, a maioria feitos entre 2000 e 2005. A mostra revela não só a diversificada produção contemporânea do país, mas seu desejo de emancipação do papel de mero acessório da narrativa.
"Estes ilustradores sofisticados evitam uma simples reprodução naturalista das narrativas. Eles experimentam novas formas de representação, seus trabalhos são mais complexos, multifacetados, e dão lugar para que as crianças tenham suas próprias idéias e fantasias", diz Maria Linsmann-Dege, diretora do museu alemão.
O panorama da cena de ilustração alemã também tem espaço para veteranos, como Klaus Ensikat, desenhista mais tradicional, e Janosch, espécie de "figura paterna" dos artistas mais jovens. Um dos ilustradores mais influenciados por Janosch é Wolf Erlbruch, que difundiu o uso da colagem.
Entre os ilustradores da geração seguinte a Ensikat e Janosch, estão Jutta Bauer, Rotraut Susanne Berner, Nikolaus Heidelbach e Axel Scheffler. Nadia Budde, Jacky Gleich, Sybille Hein, Karoline Kehr, Philipp Waechter e Katja Wehner são os mais jovens.


ILUSTRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE LIVROS INFANTIS NA ALEMANHA
Onde:
MIS (av. Europa, 158, tel. 0/xx/11/3062-9197)
Quando: até 1º de abril (de ter. a dom., das 10h às 18h)
Quanto: R$ 3 (grátis aos sábados)


Texto Anterior: Manuel da Costa Pinto: Arte de transfigurar as circunstâncias
Próximo Texto: Literatura: Luis Leante ganha Prêmio Alfaguara
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.