São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

ÁLBUM DE FORMATURA

Eduardo Knapp/Folha Imagem


Zé Celso: "Fui um excelente advogado"

Depois de 50 anos, ele voltou à Faculdade de Direito da USP por um só motivo: "Fui buscar meu diploma, finalmente", diz José Celso Martinez Corrêa. "Vou criar uma universidade antropofágica e preciso do diploma -que, aliás, é bonito, preto, vermelho e dourado." Zé Celso, diretor do grupo Oficina, nunca advogou, mas seu teatro, que comemora 50 anos, surgiu no centro acadêmico em 1958. "Acho que o teatro tem um sentido de justiça e eu advogo muito por isso. Nesses 50 anos, fui um excelente advogado." Na saída da faculdade, ele pára, faz pose na estátua do pátio e grita: "Eu amo a justiça de Xangô!"

Tecla eleitoral
Depois de aparecer no programa do DEM falando praticamente só de segurança, o prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, incrementa as compras para a guarda municipal, com 1.350 armas e mil pares de algemas adquiridos nos últimos meses, além de nova encomenda de 150 cassetetes flexíveis e mil bastões de plástico maciço.

BIG BROTHER
E Kassab lança hoje uma espécie de "Google Earth da favela" para monitorar, via satélite, as favelas da capital. De acordo com a prefeitura, a "vigilância" será feita para identificar as "áreas mais precárias de SP".

A VOZ DAS URNAS
O novo salto no número de brasileiros deportados da Espanha, nos últimos meses, coincidiu com o acirramento da campanha eleitoral no país, em que o tema da imigração era central. "Estamos repatriando. E repatriando muito mais [...] Os [imigrantes ilegais] que chegam e os que estão aqui. Obviamente, os que chegam se controla mais fácil", declarou o primeiro-ministro José Zapatero ao jornal "El País" na quarta-feira, dia da deportação de 30 brasileiros (a entrevista foi publicada na sexta). Zapatero é acusado pela oposição de fazer corpo mole com os imigrantes.

TABUADA
Em agosto de 2006, apenas 17 brasileiros foram deportados da Espanha.

 

Em agosto de 2007, foram 304. Entre janeiro e fevereiro deste ano, 792.

PUNHADO DE DÓLARES
O diretor Leonardo Dourado, que prepara o documentário "Por um Punhado de Dólares -Os Novos Emigrados" em co-produção com o Canadá e a Alemanha, diz estar vivendo uma "situação inusitada": já conseguiu os US$ 200 mil que tinha de levantar no Brasil para a produção de US$ 600 mil. Os parceiros estrangeiros, que em geral têm mais facilidade para obter recursos, ainda estão na fase de captação.
 

A obra, sobre remessas de dinheiro de trabalhadores para o exterior, deve começar a ser filmada em junho.

LUZ, MOVIMENTO...
Correria na praça Roosevelt: o Psiu passou pelo Espaço dos Parlapatões, no dia 1º, e desencadeou o medo nos bares e teatros vizinhos. Para não serem autuados por causa do barulho, proprietários pediam ajuda aos clientes para tirar as mesas das calçadas. "Saiu todo mundo fechando. Uma desolação", diz Ivam Cabral, dos Satyros. "Somos nós que damos luz, movimento e deixamos a praça segura", argumenta Hugo Possolo, dos Parlapatões. O Psiu diz que, naquela noite, avaliou como regular a situação dos bares e não pediu para fecharem as portas.

CHÁ COM LAQUÊ
O "dia da noiva" da top Isabella Fiorentino, que se casa em maio, será na casa da mãe dela, nos Jardins. Amigas e madrinhas se dividirão entre um batalhão de cabeleireiros e maquiadores e uma mesa de doces com chá da tarde.

AS PERNAS DA SENHORA
Do ex-primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, sobre a secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, que o visitou em 2005: "Esta senhora tem pernas bem feitas, belas e esguias".
 

O depoimento está na biografia "Sharon, o Braço de Ferro", da editora Barcarolla, que será lançada no mercado brasileiro em março.

É O AMOR
O maestro e pianista João Carlos Martins escreveu um poema para o livro "Love Letters", do artista plástico escocês David Eustace. A obra, que traz fotos da palavra "amor" escrita em diversos ambientes, também tem textos de Nelson Mandela, Jack Nicholson, Johnny Depp e Noam Chomsky e sai nos Estados Unidos em maio.

SEMPRE NA ESTRADA

Aos 22 anos, a modelo Flavia Oliveira diz se considerar "uma pessoa de sorte": participou do desfile-despedida do estilista Valentino, em janeiro, e acaba de voltar da Europa, onde desfilou com exclusividade para a YSL, na Semana de Moda de Paris; a paranaense de Londrina fez uma passagem rápida pelo Brasil -para mais uma campanha de moda-, mas já está a caminho de casa, em NY

CURTO-CIRCUITO

O IBCCRIM , Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, abre inscrições para o 12º Concurso de Monografias Jurídicas. O regulamento está no site www.ibccrim.org.br.
A MINISTRA MARTA SUPLICY faz palestra de abertura do 21º Congresso Internacional de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, hoje, no palácio de convenções do Anhembi. O CCBB abre a exposição "Um Círculo de Ligações: Foujita no Brasil, Kaminagai e o Jovem Mori", hoje, às 19h30.
XICO SÁ é o primeiro convidado do novo programa que Thunderbird estréia no hoje no site Showlivre.com.
A CASA DO SABER dos Jardins dá início hoje a um curso sobre artes plásticas e moda, com o estilista João Braga.

Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Sem controle
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.