São Paulo, sexta-feira, 10 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia mostra sua riqueza têxtil em SP

A indústria de têxteis na Índia começa com a dominação britânica no país, no século 19. Mas a confecção de tecidos é muito mais antiga: vem de 2.000 anos atrás, e seus produtos requintados sempre foram um objeto da cobiça ocidental.
Hoje, o país é um dos maiores produtores de tecidos e roupas do mundo -uma indústria que entre abril de 2007 e março de 2008 faturou US$ 52 bilhões e atualmente responde por 14% da produção industrial do país.
Cerca de 2/3 desses têxteis e roupas são consumidos pelos próprios indianos. O terço restante vai para a exportação. O país é também o maior produtor mundial de juta e o segundo de seda e algodão.
Uma amostra desta produção poderá ser vista na Mega India Textile & Clothing Exhibition in Brazil, feira que acontece entre os próximos dias 15 e 17, no Mega Polo Moda, em São Paulo. O evento vai reunir 34 expositores indianos, que produzem desde matérias-primas a tecidos, de tapetes a roupas. A entrada é restrita a atacadistas.
A ideia não é apenas mostrar a pujança industrial do país, mas tentar incrementar os negócios com o Brasil, que hoje representam apenas 1,2% da exportação de têxteis da Índia.
"Brasileiros e indianos caminham cada vez mais juntos", diz o cônsul-geral da Índia em São Paulo, Jeitendra Tripathi, que acredita que os negócios de seu país com o Brasil só tendem a crescer nos próximos anos.
Para ele, o interesse cultural dos brasileiros pela Índia também tem aumentado -e prova disso é a novela "Caminho das Índias". "Evidentemente, não é um documentário, mas funciona bem como folhetim."
Tripathi diz que, apesar das diferenças entre o estilo dos indianos e o dos brasileiros, há várias coisas em comum entre eles, como o gosto pelos tecidos leves e as cores fortes. Por isso o cônsul também vê oportunidades de negócios para as marcas brasileiras em seu país. "Na Índia, convivem o estilo tradicional e o ocidental, portanto, as roupas brasileiras têm boas chances de atrair os indianos."


Texto Anterior: Última Moda: A vida 'irregular' de Coco Chanel
Próximo Texto: "Heroes", que volta hoje à TV paga, se afunda na complexidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.