São Paulo, sábado, 10 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia de Salvador mostra identidade afro em três peças

Com vinte anos, Bando de Teatro Olodum ganha mostra no Sesc Vila Mariana

GUSTAVO FIORATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Panfletário, sem dúvida. Já na abertura do espetáculo "Cabaré da Rrrrraça", o Bando de Teatro Olodum cumprimenta, "Boa noite, resistência. Boa noite, brancos". Adivinhem, vão falar sobre questões raciais de forma bastante direta.
O mesmo tom é empregado em "Ó Paí, Ó!" e no infanto-juvenil "Áfricas" -para fechar em três os espetáculos que o grupo baiano apresenta no Sesc Vila Mariana até o dia 18.
Faz vinte anos que a companhia apareceu no cenário soteropolitano, rascunhando dramaturgias de início amadoras, amparadas pela qualidade visual e sonora de seus espetáculos. A apologia à cultura afro ressoa em elementos cênicos sempre presentes: na percussão, nos figurinos, na dança.
"Shakespeare não tem nada a ver com a raça negra? Então a gente faz ter", brinca um dos fundadores do grupo, Jorge Washington, referindo-se à montagem de "Sonhos de uma Noite de Verão", de 1999.
Com essa identidade, a companhia firmou trajetória de sucesso. De seu corpo saiu o ator Lázaro Ramos; de seu repertório surgiu o roteiro adaptado para o filme "Ó Paí, Ó" (2007), de Monique Gardenberg. O espetáculo original vai ser apresentado no próximo fim de semana, de sexta a domingo.


BANDO DE TEATRO OLODUM

Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3000)
Quando: hoje, às 21h, e amanhã, às 18h ("Cabaré da Rrrrraça"); 16 e 17/4, às 21h, e 18/4, às 18h, ("Ó Pai, Ó"); 17/4, às 15h30, e 18/4, às 11h ("Áfricas")
Quanto: R$ 12 a R$ 16
Classificação: 12 anos ("Cabaré") e "Ó, Paí, Ó!") e livre ("Áfricas")




Texto Anterior: Crítica/ "A Morte de Freud - O Legado de Seus Últimos Dias": Ensaio jornalístico traz comentário banal sobre o fim da vida do autor
Próximo Texto: Mostra revela Portinari de traços mais rarefeitos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.