São Paulo, sexta, 10 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIMAÇÃO
Série baseada nas tiras do cartunista começará a ser produzida em junho no Brasil e em Portugal
Estúdio gaúcho filma tiras de Angeli

da Equipe de Articulistas

A série de animação "Angelitos", baseada em tiras do cartunista Angeli, começa a ser realizada em junho. Em setembro devem ficar prontos os primeiros filmes.
A informação foi dada à Folha pelo produtor português Humberto Santana, da Anima Nostra, de Lisboa, parceiro da produtora brasileira Anders no projeto.
De acordo com Santana, que passou por São Paulo esta semana para tratar da pré-produção da série, os "Angelitos" serão 120 filminhos de um minuto, cada um deles com dois desenhos.
Dos 120 minutos previstos, 90 deverão ser realizados no Brasil e 30 em Portugal. O estúdio que produzirá a parte brasileira da série é a Otto Desenhos Animados, de Porto Alegre (RS).
Segundo a produtora Silvia Wolfenson, da Anders, a série está orçada em R$ 1,1 milhão.
Desse total, os portugueses estão entrando com 63%, financiados em sua maior parte pela emissora pública de televisão RTP e pelo Instituto Português para o Audiovisual e Multimédia. Os 37% brasileiros vêm majoritariamente da TV Cultura de São Paulo.
De acordo com Humberto Santana, a série já tem veiculação garantida na Rede Cultura e na RTP, de Lisboa. Os filmes devem ser exibidos também em cinema. No Brasil, eles serão exibidos no circuito dos Espaços Unibanco de Cinema.
Na Europa, estão em andamento as negociações com distribuidores de cinema e emissoras de televisão. "Apresentamos em setembro passado um pequeno trailer da série no Fórum Anual de Cartum da Comunidade Européia, em Arles (França), e encontramos uma ótima receptividade por parte de TVs européias", afirmou Santana.
Haverá, em princípio, duas versões dos desenhos: uma em português "brasileiro" e outra em inglês. Santana disse que se pensou também na possibilidade de uma versão em português lusitano. "Pessoalmente, não acho necessário. Os portugueses, por causa das telenovelas, estão muito habituados ao modo brasileiro de falar."
Quanto às tiras de Angeli, Santana diz que sua aceitação é muito grande em Portugal. "Ele chega lá por meio da revista "Chiclete com Banana' e das tiras que publica no "Diário de Notícias', de Lisboa. Seu público lá é muito grande e fiel".
Todos os desenhos da série serão baseados em tiras já publicadas do cartunista, de acordo com a velha máxima de que "não se mexe em time que está ganhando".
(JOSÉ GERALDO COUTO)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.