São Paulo, sexta, 10 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição e oficina acompanham filme

da Equipe de Articulistas

Durante o período em que "O Balão Vermelho" estiver em cartaz no Projeto Escola no Cinema, entre 13 e 24 de abril, haverá no Espaço Unibanco de Cinema uma exposição de trabalhos do artista plástico e arquiteto Guto Lacaz.
Não se trata propriamente de uma exposição de arte, mas quase de uma feira de ciências, com experimentos e aparelhos que mostram as características do ar.
Haverá, por exemplo, uma luminária cinética que faz um balão subir com o calor da lâmpada. Um barômetro servirá para mostrar aos visitantes o "peso do ar".
Um aparelho mostrará o ar como condutor de eletricidade, outro observará o efeito do vácuo sobre os objetos etc.
Estarão expostas também três instalações da artista plástica Lynn Carone voltadas para a observação do movimento das folhas e das pétalas de flores.
Serão desenvolvidas diversas oficinas de atividades em torno do elemento ar.
Numa das oficinas, por exemplo, as crianças serão incentivadas a criar suas próprias poesias a partir do primeiro verso de um poema, de uma rima ou de palavras soltas. Em outra oficina, deverão construir um "barangandão" (brinquedo popular que se serve do vento).
Depois de exibir, por meio do retroprojetor, algumas imagens sobre os projetos antigos de máquinas voadoras, os monitores incentivarão os alunos a criar seus próprios projetos, com aviões e hélices de papel.
De acordo com a coordenadora do Projeto Escola no Cinema, Patrícia Durães, essas oficinas só serão oferecidas às crianças das escolas que se inscreverem no projeto. Nas sessões abertas ao público -as matinês das 14h e 15h -, haverá apenas a exibição do filme e a distribuição de balões coloridos para as crianças brincarem.
As escolas interessadas em participar desse programa ou de qualquer outro do Projeto Escola no Cinema deverão entrar em contato com Patrícia Durães, no Espaço Unibanco de Cinema, pelos telefones (011) 283-4088 ou 287-5590.
Entre os filmes disponíveis para a programação de sessões para escolas estão "Anahy de las Misiones", "Microcosmo", "Bocage" e "O Cineasta da Selva". (JGC)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.