São Paulo, sexta, 10 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto associa escola e cinema

da Equipe de Articulistas

"O Balão Vermelho" abre a programação de 1998 do Projeto Escola no Cinema. Coordenado pela pedagoga Patrícia Durães, o projeto surgiu no Rio há 11 anos, criado pelo grupo do Cineclube Estação Botafogo. Hoje, o Projeto Escola atua em São Paulo e no Rio, junto ao Espaço Unibanco de Cinema, com patrocínio da Petrobrás.
Trabalhando em cooperação com escolas públicas e privadas, o projeto funciona como elemento formador de platéias de cinema. Em 1995, de acordo com Durães, mais de 50 mil alunos viram "Carlota Joaquina", de Carla Camurati, dentro do Escola no Cinema.
No ano passado, o grande sucesso foi "Linéia no Jardim de Monet", visto por 35 mil crianças. "Guerra de Canudos", de Sérgio Rezende, foi visto por 4.000 adolescentes e pré-adolescentes.
Cada evento do projeto tem uma faixa específica de público-alvo. No caso de "O Balão Vermelho", a indicação é para alunos da pré-escola até a quarta série.
Para alunos de segundo grau está programado para 27 a 30 de abril o evento "Memórias da Subversão/1968-30 Anos".
Entre 4 e 15 de maio ocorre "Uma Homenagem a Monteiro Lobato", indicado para alunos de primeiro grau. Será exibido o filme "O Saci" (1953), de Rodolfo Nanni, e um contador de histórias falará sobre a vida do escritor.
Também para o primeiro grau está programado o evento "Antonio Carlos Gomes - Apresentando o Compositor e Sua Obra", de 25 a 29 de maio.
Para alunos da quinta série em diante estão previstos este ano dois eventos: "Expedições - Retratos do Brasil" (de 1º a 5 de junho) e "Ciclo Artes Plásticas e Cinema - Vicente do Rego Monteiro" (segundo semestre). Neste último, será exibido o curta-metragem realizado por Luís Sérgio Person sobre Rego Monteiro em 1975.
Cada um desses eventos compõem-se, geralmente, de uma série de atividades integradas: exibição de filmes, exposição, oficina de artes etc. A artista plástica Stela Barbieri colabora na concepção das propostas e na orientação dos monitores.
O Projeto Escola no Cinema tem também atividades dirigidas aos professores, com exibição de filmes como o iraniano "O Jarro" e ciclos como "Cinema e Literatura", que apresenta clássicos do cinema brasileiro, seguidos de orientação para utilização do filme em sala de aula. (JGC)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.