São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Escrita em 1970, correspondência que traz uma série de ofensas pode valer até 80 mil libras (cerca de R$ 280 mil)

Insultos de Lennon a McCartney vão a leilão

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto no Brasil a gravadora EMI promete o relançamento de "Beatles Live at BBC" para o mês que vem, na Inglaterra uma rinha entre John Lennon e Paul McCartney deverá movimentar alguns milhares de libras.
No dia 4 de outubro, a tradicional casa de leilões Christie's, de Londres, colocará em disputa uma carta manuscrita, em 1970, por Lennon e endereçada ao casal Paul e Linda McCartney.
No texto, de acordo com a assessoria da leiloeira, há insultos que poderiam ter ajudado a levar a banda à dissolução, em 1970.
As seis páginas que agora vão a leilão por um valor que pode chegar a 80 mil libras (cerca de R$ 280 mil) trazem uma série de palavrões e insultos.
Supõe-se que a carta tenha sido escrita na mansão de Lennon, em Berkshire. Segundo a Christie's, a correspondência havia sido vista pela última vez nos EUA, no início dos anos 90.
Em trechos divulgados pela Christie's, Lennon diz que a mulher de McCartney não passa de uma "fã emburrada de meia-idade" e fala ainda que seu parceiro de composições só poderia "estar louco de se casar".
Ainda na carta, diz que certamente o casamento não iria muito longe. A união, porém, durou até a morte de Linda, em decorrência de câncer, em 1998.
Lennon continua o tom ácido em outro trecho: "Você acha mesmo que os Beatles são responsáveis por toda a arte que é feita hoje em dia? Não acho que você seja tão insano assim". E prossegue: "É claro que mudamos o mundo. Mas tente tocar a vida. Arranque seus discos de ouro da parede e jogue-os pela janela".
O músico critica também o tratamento dispensado pelos companheiros de banda à sua mulher, Yoko Ono, e acusa McCartney de ter sido "hipócrita".
Lennon diz que McCartney e o empresário da banda, Alan Klein, teriam tentado impedi-lo de falar sobre a sua intenção de deixar a banda, pois isso atrapalharia o andamento dos "negócios".
Após o tom agressivo ao longo da carta, Lennon ameniza na despedida. "Apesar de tudo, amor para vocês dois, de nós dois."
(CLAUDIA ASSEF)


Texto Anterior: Outros lançamentos: A invenção do samba-jazz
Próximo Texto: Pop de fases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.