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MÚSICA
David Bowie e Moby se entrevistam pela web, em encontro que une duas gerações da música não-comercial
Pop de fases
SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK
Que os dois se encontrassem era
uma questão de tempo. Moby e
David Bowie são, cada um à sua
maneira e cada um em sua própria geração, os músicos não-comerciais mais comerciais do pop.
O paradoxo se explica.
Moby, por exemplo. O americano, que nasceu no Harlem em
1965 e é descendente de Herman
Melville (o autor de "Moby Dick",
daí o apelido), lançou seu CD
"Play" em maio de 1999. Nada
aconteceu. As rádios não sabiam
em que segmento tocar aquela
música esquisita. A gravadora
não sabia onde promover.
Seguindo seu empresário,
Moby ofereceu as canções a preço
de banana para agências de publicidade e produtores de Hollywood. O resultado é que pela primeira vez na história da indústria
fonográfica um CD lançado comercialmente teve todas as faixas
vendidas, seja como fundo sonoro de propaganda, seja como trilha de filme. Hoje, apesar de não
tocarem nas FMs em geral ao lado
de babas como Backstreet Boys e
Britney Spears, não há nada mais
comercial do que as 18 músicas de
"Play", que já valeram uma reedição, vários remixes e mesmo um
DVD sensacional, lançado no final do mês passado.
Além disso, o festival/rave
Area:One, concebido e comandado por ele, lotou estádios e ajudou
a mudar a história da música por
todas as cidades americanas por
que passou. O último show aconteceu no domingo, em Los Angeles. Foram 20 bandas em três palcos e mais de nove horas.
Teve de New Order, com o ex-Smashing Pumpkin Billy Corgan
como convidado especial, aos
franceses do Rinocerose, passando pelo rap de Outkast e, é claro, o
próprio Moby.
No final de semana, Moby afirmou que pretende fazer a Area:
Two no começo do ano que vem e
que conseguiu o que queria
-provar para as rádios, as gravadoras e a comunidade da música
que o gosto musical das pessoas
não é tão rígido quanto a indústria fonográfica acredita.
Já David Bowie, 54, que dispensa apresentações e não divide a ala
comercial das FMs babas, foi o
primeiro músico a lançar ações
do próprio nome na Bolsa de Valores. Nada mais comercial.
O britânico vem de criar uma
rádio na internet para crianças,
batizada de Kick Out the Jammies, e acaba de remixar a música
"This Is Not America", de 1985,
com Sean "P. Diddy" Combs para
a trilha do filme "Training Day",
que estréia em setembro.
No começo da semana, Bowie e
Moby se encontraram. Por idéia
dos organizadores dos sites de
ambos, Moby (www.moby-online.com) e Bowie (www.davidbowie.com) se entrevistaram pela internet. Leia trechos a seguir.
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