São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2001

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MÚSICA

David Bowie e Moby se entrevistam pela web, em encontro que une duas gerações da música não-comercial

Pop de fases

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Que os dois se encontrassem era uma questão de tempo. Moby e David Bowie são, cada um à sua maneira e cada um em sua própria geração, os músicos não-comerciais mais comerciais do pop. O paradoxo se explica.
Moby, por exemplo. O americano, que nasceu no Harlem em 1965 e é descendente de Herman Melville (o autor de "Moby Dick", daí o apelido), lançou seu CD "Play" em maio de 1999. Nada aconteceu. As rádios não sabiam em que segmento tocar aquela música esquisita. A gravadora não sabia onde promover.
Seguindo seu empresário, Moby ofereceu as canções a preço de banana para agências de publicidade e produtores de Hollywood. O resultado é que pela primeira vez na história da indústria fonográfica um CD lançado comercialmente teve todas as faixas vendidas, seja como fundo sonoro de propaganda, seja como trilha de filme. Hoje, apesar de não tocarem nas FMs em geral ao lado de babas como Backstreet Boys e Britney Spears, não há nada mais comercial do que as 18 músicas de "Play", que já valeram uma reedição, vários remixes e mesmo um DVD sensacional, lançado no final do mês passado.
Além disso, o festival/rave Area:One, concebido e comandado por ele, lotou estádios e ajudou a mudar a história da música por todas as cidades americanas por que passou. O último show aconteceu no domingo, em Los Angeles. Foram 20 bandas em três palcos e mais de nove horas.
Teve de New Order, com o ex-Smashing Pumpkin Billy Corgan como convidado especial, aos franceses do Rinocerose, passando pelo rap de Outkast e, é claro, o próprio Moby.
No final de semana, Moby afirmou que pretende fazer a Area: Two no começo do ano que vem e que conseguiu o que queria -provar para as rádios, as gravadoras e a comunidade da música que o gosto musical das pessoas não é tão rígido quanto a indústria fonográfica acredita.
Já David Bowie, 54, que dispensa apresentações e não divide a ala comercial das FMs babas, foi o primeiro músico a lançar ações do próprio nome na Bolsa de Valores. Nada mais comercial.
O britânico vem de criar uma rádio na internet para crianças, batizada de Kick Out the Jammies, e acaba de remixar a música "This Is Not America", de 1985, com Sean "P. Diddy" Combs para a trilha do filme "Training Day", que estréia em setembro.
No começo da semana, Bowie e Moby se encontraram. Por idéia dos organizadores dos sites de ambos, Moby (www.moby-online.com) e Bowie (www.davidbowie.com) se entrevistaram pela internet. Leia trechos a seguir.


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