São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERÁ QUE ELE É?

da Redação

Se "Ou Tudo ou Nada" trata da restauração da dignidade por intermédio de uma redescoberta -a da masculinidade-, "Será Que Ele É?" faz graça de uma descoberta -a de que há outras opções além da heterossexualidade.
O pacato, competente e amado professor de inglês Howard Brackett (Kevin Kline) prepara-se para finalmente casar com a noiva Emily (Joan Cusack). Mas, como é dia de Oscar e um filho ilustre da pequena Greenleaf está indicado, a cidade toda esquece a festa pré-nupcial e se senta na frente da TV.
A hilária reconstrução da cerimônia, com trailer do filme protagonizado pelo galã Cameron Drake (Matt Dillon) e tudo, dá lugar a queixos caídos e olhos arregalados logo após o agradecimento pelo Oscar recebido.
Drake, que interpreta um soldado homossexual -numa divertida mistura de "Filadélfia" e "Forrest Gump"-, dedica a estatueta "a seu professor de inglês em Greenleaf, Howard Brackett... Ele é gay".
Só que nem a família, nem a comunidade, nem o próprio Brackett tinham conhecimento da tal homossexualidade.
Abordado pela noiva, pelos pais e finalmente pelos alunos, Brackett descobre que tem um jeito que não combina com o que se espera de um homem.
Confuso, acaba recorrendo à fita "Explore Sua Masculinidade", cheia de "instruções" para provar que é "macho". A principal: nunca, jamais, um homem dança. Só que, ao som da irresistível "I Will Survive", Brackett libera-se -na sequência mais divertida do filme.
A dança funciona como um estalo para o professor, que começa, ali, a questionar sua preferência sexual, pressionado pela aproximação do casamento e por um repórter enxerido, Peter Malloy (o eterno Magnum Tom Selleck), ele próprio gay.
Longe de pretender discutir seriamente o tema, a fita, além de divertir -o que faz bem, em grande parte graças às boas atuações de Kline e Cusack, ambos indicados ao Globo de Ouro-, ousa ao tratar comicamente de um tema polêmico -não a homossexualidade, mas a "saída do armário".
Porém provoca risos com piadas sutis e "correção política", como era de se esperar em um filme produzido em Hollywood, e portanto não chocará nem os mais conservadores -apesar da cena de beijo na boca entre Brackett e Malloy.
(MaM)
Filme: Será Que Ele É?
Produção: EUA, 1997, 91 min Direção: Frank Oz Com: Kevin Kline, Joan Cusack, Tom Selleck, Debbie Reynolds, Matt Dillon Lançamento: Columbia (011/5503-9899/9898)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.