São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ganhadora concorreu a Oscar em 89

DA ENVIADA A VENEZA

Realizadora de "Salaam Bombay" (que em 89 concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro), "Kama Sutra" e "Mississippi Masala" (ganhador de prêmio especial da Mostra Internacional de SP em 91), entre outros, a cineasta Mira Nair, 43, define-se como uma pessoa "de formação eclética".
"Sou admiradora tanto do cinema popular indiano quanto da obra de Martin Scorsese", disse. Antes de dedicar-se ao cinema, Nair trabalhou como atriz teatral na Índia e estudou sociologia em Harvard.
"Hundstage" é a primeira ficção do austríaco Ulrich Seidl, 49, que vive em Viena e dirigiu documentários como "Models" e "Animal Love", além de produções para TV ("Sun without Limit").
O iraniano Babak Payami, 35, morou durante quase 20 anos no Canadá, onde cursou cinema na Universidade de Toronto. Só dirigiu seu primeiro longa, "One More Day", quando retornou ao Irã, em 98.



Texto Anterior: O Leão dos quase famosos
Próximo Texto: Brasileiros levam somente prêmios paralelos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.