UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Sonoridade rejeita a música dos anos 90

DO ENVIADO AO RIO

A sonoridade é mínima, diferente de tudo que se ouviu no Brasil dos anos 90. A antiga "Agora Só Falta Você" (Rita Lee-Luís Carlini) evoca os trios que acompanhavam Elis Regina nos anos 60, mas se beneficia do desrespeito às regras roqueiras originais e do texto que faz confissão na voz da moça. Ela hesitava em cantar, com medo do mundo e da mãe. Mas resolveu mudar, fazer o que queria fazer.
O vigor do trio pós-moderno arrefece ao longo do CD, em especial em momentos mais arrastados, sofridos, derramados. A sombra de Elis é vital, mas o período de que ela foi porta-voz, o mais sombrio da história recente daqui, não condiz com o Brasil de Maria Rita.
Por isso as três canções topetudas do menino Marcelo Camelo encaixam-se mais numa idéia de futuro que o bolero "Dos Gardenias" ou "Menininha do Portão", que Wilson Simonal gravou em 69. São belas versões, a lembrança a Simonal é nobre -mas o passado envelhece Maria precocemente.
Milton Nascimento percebe bem o conflito e tenta depositar festa no colo jovem. Mas sua música é antiquada, e a aceleração vai de ré -seu oposto, no CD, é o "Cara Valente" de Camelo.
Ainda é cedo para o grande salto, "Maria Rita" ajusta mais contas com o passado que com o futuro. É movido pelo profundo amor de Maria por Elis, como entrega "Estrela, Estrela" (81), só disponível via internet, para quem comprar o CD e tiver computador em casa.
Composta por Vitor Ramil (gaúcho como Elis), descreve prece apaixonada de Rita a Regina, de menina na Terra a estrela no céu: "É bom saber que és parte de mim/ assim como és parte das manhãs". Já está amanhecendo.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Maria Rita    
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 28, em média



Texto Anterior: Diva instantânea
Próximo Texto: TV: Ministério Público apura entrevista do PCC a Gugu
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.