São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bellotto inicia nova fase de "Afinando a Língua"

BRUNO SEGADILHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Há sete anos no comando do programa "Afinando a Língua", Tony Bellotto, 46, se sente em casa. Tanto que na nova temporada da atração, que estréia amanhã no canal Futura, chega cercado de fotos de família.
É entre imagens de parentes e de sua juventude que o guitarrista dos Titãs e escritor pretende mostrar que a língua está presente nos fragmentos da vida comum. Criado em 1999, "Afinando a Língua" tem como objetivo conferir um ar mais jovem e despojado ao estudo de literatura e gramática.
"Não sou nenhum professor Pasquale, mas tenho que ter um certo conhecimento da língua, sou bastante exigente comigo mesmo", afirma o apresentador, que representa a imagem de "inteligência descolada" que o canal procurava para o comando da atração. Bellotto diz ter uma preocupação com o português tanto em suas músicas quanto em seus romances (é autor das histórias do detetive Bellini). "Procuro fazer um bom uso das palavras, consulto sempre o dicionário.
Antes de entregar qualquer texto, me policio ao máximo e pergunto."

Novas bandas
Na atual temporada, além das questões lingüísticas, o programa recebe a visita de algumas bandas novas no cenário da música carioca, iniciativa da diretora do programa, Rosane Svartman, e do produtor cultural Bruno Levinson, criador do do festival Humaitá pra Peixe, especializado em descobrir novos talentos. Entre as revelações, Bellotto destaca a participação do grupo Lasciva Lula.
"O produto dessas bandas é muito mais elaborado e evoluído do que quando a gente começou há 20 e poucos anos. Cada uma apresenta um trabalho diferente do outro, acho interessante essa pluralidade."
A diversidade, aliás, parece ser uma das linhas mestras da múltipla carreira de Bellotto, que, além do programa, também encontra tempo para se dedicar à produção de roteiros para a TV (participa da equipe de criação da série "Mandrake", produzida pelo canal pago HBO), à elaboração de um novo livro (cujo tema não fala "para não dar azar") e, claro, aos Titãs. A banda excursiona com a turnê do último CD, o "Titãs -MTV ao Vivo", e já começa a pensar em um novo álbum.
Tantos tiros não comprometem o foco musical da carreira? "Não só não atrapalham como são fundamentais para a permanência do grupo. Em uma banda como a nossa, em que todos têm voz ativa, isso é uma válvula de escape. Apesar de abrir a possibilidade de alguns saírem, como aconteceu com o Arnaldo [Antunes] e o Nando [Reis], vale a pena o risco."


AFINANDO A LÍNGUA
Quando:
amanhã, às 22h20
Onde: Canal Futura


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Aimar Labaki assina novela e reestréia peça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.