São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas lojas

Drama
Família Rodante
    
PABLO TRAPERO
Distribuidora:
Europa; Quanto: só para locação
A história é simples, simplíssima: convidada a ser madrinha do casamento da sobrinha, matriarca de uma família reúne a parentela para atravessar a Argentina num furgão, rumo à festa. A estrada e a convivência serão cheias de tropeços, até o fim do caminho, onde há, na verdade, um recomeço -outra família dá a partida em sua história. Eis a graça do filme. Para quem conhece o diretor Pablo Trapero ("Mundo Grúa", "Do Outro Lado da Lei"), "Família Rodante" traz o conforto de saber que ele continua tendo o que dizer, além de dominar o discurso do cinema. Para quem quiser ser apresentado à obra do argentino, este "road movie" sensível é uma ótima pedida. Esperemos o próximo, "Nacido y Criado". (SILVANA ARANTES)

Suspense
A Dama de Honra
     
CLAUDE CHABROL
Distribuidora:
Imagem; Quanto: só para locação
Chabrol continua a tecer sua grande crônica sobre a burguesia francesa em seu penúltimo filme, "A Dama de Honra", que estreou neste ano no circuito brasileiro. Como de costume, o diretor exibe pouco a pouco o universo "estudado", que vive, à primeira vista, uma normalidade típica. Philippe (Benoît Magimel) é um dedicado funcionário de uma administradora de imóveis, costurando uma rotina bem prosaica até o aparecimento de Senta (Laura Smet, a intrigante filha de Nathalie Baye) em sua vida. Algo mitômana, sua paixão vai desestabilizando Philippe, cuja família passa por turbulências. Um crime termina por compor o horror que está ali, à espreita, e que surge para soterrar o idílio pretendido. Sem extras. (MARIO GIOIA)

Comédia
Terapia do Amor
   
BEN YOUNGER
Distribuidora:
Europa; Quanto: só para locação
Rafi (Uma Thurman), uma recém-divorciada de 37 anos, conhece um cara bem mais novo (23 anos) e se apaixona. Os dois engatam um namoro, mas o principal problema, além da diferença de idade, aparece logo depois: o rapaz é filho de sua terapeuta, uma mãe judia superprotetora interpretada por Meryl Streep. Contrariando a ética psicanalítica, a terapeuta continua o tratamento, como meio de tentar interromper o romance. A trama dá margem a várias situações exploradas com leveza e boas tiradas. Com roteiro bem construído, o filme é divertido e escapa da banalidade. (THIAGO NEY)

Animação
Coleção Animazing Vol. 1 a 6     
VÁRIOS DIRETORES
Distribuidora:
Magnus Opus; Quanto: R$ 117,50
As primeiras experiências com animações exploravam diversas possibilidades, indo do surrealismo ao politicamente incorreto. A anarquia destes curtas acertou em cheio as crianças. Esta bela coleção reúne uma amostra desta animação livre, uma nova mídia mais comprometida com a invenção de uma estética e a realização autoral do que com o mercado. Só os volumes sobre Winsor McCay ("Little Nemo"), Jiri Trnka ("The Emperor's Nightingale") e os contos de fada de Ray Harryhausen já valem o pacote -que conta com mais de 70 filmes, a maioria desconhecidos do público. (ALEXANDRE MATIAS)

Série de TV
Jeannie É um Gênio - 2ª Temporada   
SIDNEY SHELDON (CRIADOR)
Distribuidora:
Sony; Quanto: R$ 100, em média
No segundo ano, a "gênia" continua tentando conquistar o astronauta que a libertou. Mas tudo o que ela consegue fazer é metê-lo em confusões. A temporada começa com a celebração de um ano do resgate dela de uma garrafa encalhada numa ilha. O major Anthony Nelson é o único ser humano que tem um colapso nervoso diário porque seus desejos são realizados. Claro que tudo dá certo no final, e ela acaba fazendo o papel de dona-de-casa ciumenta. Embora datada (de 1966), vale pela curiosidade de ter sido criada por Sidney Sheldon. (LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)


Texto Anterior: Mastroianni revidou Fellini com 'Casanova'
Próximo Texto: Crítica/"Brutalidade": Franco, drama retrata as prisões nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.