São Paulo, Sexta-feira, 10 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

DANÇANDO ATÉ AMANHÃ
SBT, 14h. (Dance'Til Dawn). EUA, 1988, 95 min. Direção: Paul Schneider. Com Christina Applegate, Cliff De Young. Prevendo o afastamento que se seguirá, grupo de jovens estica o tanto quanto possível sua noite de formatura. Comédia para poucos risos. Avaliação:   

DERBY - A CORRIDA DA ESPERANÇA
Globo, 15h45. (Derby). Canadá, 1995. Direção: Bob Clark. Com David Charvet, Joanne Vannicola, Len Cariou. Jovem dá as costas a seu pai e ao antigo namorado, ambos rancheiros. Anos depois, com o pai à morte, volta ao rancho paterno e percebe que o velho pai e o velho namorado, sem falar dos cavalos, eram tudo que ela amava na vida. Avaliação:  

À PROVA DE BALA
SBT, 22h. (Bulletproof). EUA, 1996, 83 min. Direção: Ernest Dickerson. Com Damon Wyans, Adam Sandler e James Farentino. Policial infiltrado numa quadrilha de traficantes faz amizade com um dos integrantes da gangue, mas é ferido por ele. Recuperado, sai à sua caça e acaba descobrindo ramificações da quadrilha até mesmo na polícia. Confuso, mas movimentado e, às vezes, divertido. Avaliação:   

O CONFORMISTA
Bandeirantes, 22h15. (Il Conformista). Itália, 1970, 108 min. Direção: Bernardo Bertolucci. Com Jean-Louis Trintignant, Stefania Sandrelli, Gastone Moschin. Trintignant faz o homossexual que, disposto a levar uma vida normal, aceita trabalhar para o regime fascista italiano. O tormento desse homem consiste, em princípio, em ser comum e deixar-se arrastar pela onda fascista na Itália. O esteticismo de Bertolucci e as alusões ao homossexualismo desviam o filme do alvo. Avaliação:     

INTERCINE
Globo, 0h30. "Despertando para o Perigo" (1995, de Michael Tuchner, com Tori Spelling, Michael Gross, John Getz) ou "Além da Imaginação" (1994, de Robert Markowitz, com Amy Irving, Patrick Bergin, Jack Palance).

A RAINHA DO AR
Globo, 2h15. (Amelia Earhart: The Final Flight). EUA, 1994, 95 min. Direção: Yves Simoneau. Com Diane Keaton, Rutger Hauer, Bruce Dern. Talentosa e arrojada, a aviadora Amelia Earhart só encontra um mecânico disposto a juntar-se a ela na tentativa de dar a volta ao mundo, em 1937. Earhart foi a primeira mulher a cruzar o Atlântico pilotando um avião. Destaques para Keaton e para a fotografia do brasileiro Lauro Escorel, que concorreu ao prêmio anual da American Society of Cinematographers pelo trabalho (categoria telefilme). Avaliação:    

E AGORA BRILHA O SOL
Bandeirantes, 2h45. (The Sun Also Rises). EUA, 1957, 129 min. Direção: Henry King. Com Tyrone Power, Ava Gardner, Mel Ferrer, Errol Flynn. Escritor revive sua paixão pela bela Ava Gardner, ao reencontrá-la em Paris, 1925. Ela, porém, parte para a Espanha, disposta a topar a proposta de casamento de um ricaço, mas em seguida se apaixona por um toureiro. E o escritor fica cada vez mais na pior. Adaptação do romance de Hemingway, onde se sente o peso do maquinário da Fox. Legendado. Avaliação:   

TV PAGA
Europa e EUA enriquecem com trocas

da Redação

Dois musicais modernos dominam a cena. "New York, New York" (Telecine 3, 16h45) tem um quê nitidamente europeu, já que Martin Scorsese traz para o gênero esse tipo de abordagem realista, desglamourizada, típica do cinema europeu.
"Duas Garotas Românticas" (Cinemax, 21h) faz o caminho inverso: Jacques Remy traz para a França a coloquialidade, a fluência, a leveza do musical americano (não por acaso, Gene Kelly marca presença no filme), acrescentando-lhe um encanto tipicamente francês, somado à presença das irmãs Catherine Deneuve e Françoise Dorleac.
Em vez de opor Hollywood à Europa, vale mais atentar à rica troca entre essas tradições. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Lua está fora de curso até 19h16
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Collor ataca na Capital dos Cassados!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.