São Paulo, Sexta-feira, 10 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA - ESTRÉIAS
Gere e Roberts aperfeiçoam sua fórmula

THALES DE MENEZES
da Reportagem Local

"Noiva em Fuga" tem uma qualidade inegável: é um filme muito honesto. Até quem não está muito familiarizado com o processo hollywoodiano sabe qual é a intenção: repetir o sucesso de "Uma Linda Mulher", reunindo novamente diretor e astros. Para felicidade geral, a empreitada deu muito certo.
E não poderia ser diferente. Richard Gere e Julia Roberts não são grandes atores, mas são algo ainda melhor: astros de cinema, como manda o figurino. Se deu certo com Spencer Tracy e Katherine Hepburn e com Rock Hudson e Doris Day, por que não com Gere e Roberts?
"Uma Linda Mulher" foi lançado há nove anos, e a desculpa do diretor Garry Marshall e do casal de atores para tanta demora em retomar o trabalho em equipe foi a ausência de um bom roteiro. E "Noiva em Fuga" vem com uma história bem caprichada.
Gere é um colunista machista no "USA Today". Um dia, escuta uma história num bar e publica sua coluna falando de certa garota de uma cidadezinha do interior que já abandonou sete noivos no altar e virou piada no lugar.
A referida noiva relutante é Julia Roberts. Indignada com as mentiras do colunista -afinal, foram apenas três os noivos abandonados-, ela consegue, junto à direção do jornal, sua demissão.
Querendo vingança, o colunista vai para a tal cidade disposto a reunir material para escrever um livro e provar que a garota é tudo aquilo que ele afirmou no texto publicado.
Quando chega ao lugar, ele descobre que a garota está com novo casamento marcado e o jornalista acaba se envolvendo em divertidas situações com vários tipos da cidade.
Nessa altura do campeonato, o cinema inteiro já torce para que os dois se apaixonem e ela abandone mais um coitado no altar, mas dessa vez por uma boa causa.
O filme é esquemático, não resta dúvida. O figurino da comédia romântica é seguido à risca, sem turbulências. Richard Gere desarma a mulherada com um sorriso certeiro e seu cabelo grisalho e desalinhado -que rende uma das boas piadas do filme.
Julia Roberts tem o papel mais difícil, porque sua personagem corre muitas vezes o risco de passar a ser hostilizada pela platéia.
Mas ela mostra que evoluiu muito. A limitada Barbie de "Uma Linda Mulher" deu lugar a uma atriz mais contida, que mostra a insegurança na noiva desenfreada em passagens sutis.
O casal de astros conta com bons coadjuvantes para levar o filme até o final. Joan Cusack, de "Será que Ele É?" e "Uma Secretária de Futuro", está impagável como a melhor amiga da noiva. E Hector Elizondo (outro egresso de "Uma Linda Mulher") compõe um tipo bem divertido num papel pequeno, como o avoado chefe do colunista.
Suspirar por Richard Gere, desejar Julia Roberts, dar boas risadas por duas horas ou sair do cinema alegre, de bem com a vida. Seja qual for o motivo que o espectador encontrar para entrar no cinema, "Noiva em Fuga" vai valer o dinheiro do ingresso.


Avaliação:     

Título: Noiva em Fuga Diretor: Garry Marshall Produção: EUA, 1999 Com: Richard Gere, Julia Roberts, Hector Elizondo, Joan Cusack Quando: a partir de hoje, nos cines SP Market 3, Metrô Tatuapé 8, Astor, Eldorado 6 e circuito

Texto Anterior: Teatro: "Dédalus" volta ao Oficina até dia 26
Próximo Texto: "Os Amantes do Círculo Polar": Filme mostra voltas de um amor predestinado
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.