São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

Gepeto
SBT, 14h15.   
(Geppetto). EUA, 2000, 89 min. Direção: Tom Moore. Com Drew Carey, Julia Louis-Dreyfus. Pinóquio em versão musical e centrada mais no sentimento paterno de Gepeto do que na questão de tornar-se homem da história original. Feito para TV. Inédito.

A Princesa Xuxa e os Trapalhões
Globo, 15h40.  
Brasil, 89. Direção: José Alvarenga Jr. Com Xuxa, Renato Aragão. Estamos em outro planeta, há uma tirania, uma princesa abobalhada e Os Trapalhões jogando fora seu humor, como de costume. Por que na televisão eles funcionam e no cinema não?

Lendas da Paixão
Record, 21h.   
(Legends of the Fall). EUA, 94, 132 min. Direção: Edward Zwick. Com Brad Pitt, Anthony Hopkins. No início do século 20, filho de fazendeiro de Montana retorna do exterior com noiva a tiracolo. A presença dela, mais a eclosão da Primeira Guerra, serão os fatores indispensáveis à criação deste épico açucarado.

Justiceiros de Rua
Bandeirantes, 22h.    
(Hot City). EUA, 96, 98 min. Direção: Larry Cohen. Com Fred Williamson, Jim Brown. Técnico de futebol e famoso boxeador voltam à pequena cidade de Gary, Indiana, e conclamam seus habitantes a enfrentar a ameaça representada por gangues de jovens marginais. Alguns bons atores negros no elenco deste filme com argumento pouco promissor. A vantagem é que Cohen consegue não raro tirar ouro de pedra.

Intercine
Globo, 1h55.
As opções desta quinta são a aventura "Desafiando os Limites" (81, de Fritz Kiersch, com Anthony Michael Hall, Michael Pare) e o drama "Lembranças de Hollywood" (90, de Mike Nichols, com Meryl Streep, Shirley MacLaine).

A Volta ao Passado
SBT, 2h15.  
(Fade to Black). EUA, 93. Direção: John McPherson. Com Timothy Busfield, Heather Locklear. Professor com o hábito de filmar seus vizinhos pela janela do seu apartamento flagra por acaso um assassinato. Se Hitchcock já filmou isso ("Janela Indiscreta"), por que buscar o mesmo em John MacPherson?

Desejo de Matar 3
Globo, 3h50.  
(Death Wish 3). EUA, 85. Direção: Michael Winner. Com Charles Bronson, Deborah Raffin. Anos depois do fatídico assassinato da mulher, que desencadeou a série, Bronson tem um amigo morto e volta a babar em busca de vingança.

TV PAGA

Redford e a segunda chance

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Robert Redford ficou famoso primeiro como ator, depois como diretor e criador do Sundance Festival. O ator não está em questão em "Lendas da Vida" (Telecine Premium, 21h30), história de um golfista negro superado que tenta dar a volta por cima.
"A volta por cima" é um filão respeitável do cinema americano, pontuado por casos de segunda chance. O problema de Redford não é por aí. É que seus filmes nunca superam o nível das convenções. São corretamente irritantes, como este.
O curioso é que Redford propiciou um respiro considerável ao cinema americano com a criação do Sundance, quando ele mais estava dominado pelo consenso do "blockbuster". Na hora de filmar, porém, sai aquela coisa com muita fotografia e pouco sal. Como acontece aqui.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Era FHC, do sufrágio ao naufrágio!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.