São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personagem volta em livros e filme estrelado por Roberto Benigni, que fala à Folha

Aos 120 anos, Pinóquio nasce mais uma vez


Boneco ganha versão politizada e é levado ao século 20 em mostra do cartunista italiano Sergio Staino em SP


DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Aos 120 anos, recém-completados, o boneco de madeira criado por Gepeto está mais popular do que nunca. Disputado por grandes estúdios e editoras, Pinóquio esteve (em "A.I. - Inteligência Artificial", de Spielberg) e estará (em "Pinocchio", de Roberto Benigni) nas telonas; acaba de ganhar reedições em livro ("As Aventuras de Pinóquio", em versões da Iluminuras e da Cia. das Letras); e é centro das atenções na mostra "120 Anos de Pinóquio", que abre hoje no Sesc Pompéia.
Dividida em duas partes, a exposição é uma parceria com o Istituto Italiano di Cultura São Paulo e a Fondazione Nazionale Carlo Collodi, dona de uma extensa coleção de livros, ilustrações, pinturas e filmes que retratam o boneco das mais diferentes formas.
A seção "Pinóquio pelo Mundo" mostra as diversas adaptações que o personagem sofreu neste mais de um século de existência em várias culturas. "Pinóquio está vivendo uma nova vida. O filme de Benigni tem provocado muita polêmica na Itália, em torno das interpretações que suscita", afirma Guido Clemente, 60, professor do Istituto Italiano di Cultura. "A mais popular ainda é a de Walt Disney."
Além da famosa animação de 1940, serão exibidos no evento mais três filmes: o longa "Le Avventure di Pinocchio", com Gina Lollobrigida; a animação "The Adventures of Pinocchio"; e o musical de 1976 "Pinocchio".
Mas a grande novidade do evento é mesmo a mostra "Pinocchio Novecento", do cartunista italiano Sergio Staino. Num resgate da interpretação original da história de Collodi, Staino volta a politizar o personagem. O artista transporta o ingênuo afilhado de Gepeto para o conturbado século 20, onde se depara com personalidades "do mal", que fariam a Raposa Manca e o Gato Vigarista corarem de vergonha.
Em cartaz até 26 de outubro, "120 Anos de Pinóquio" é ainda -alguém duvida?- uma ótima opção para as crianças. Além de peças de teatro, o evento terá monitores para atender a garotada.


120 ANOS DE PINÓQUIO - mostra de livros, ilustrações, pinturas, filmes, peças e workshops sobre o personagem Pinóquio. Onde: Sesc Pompéia - área de convivência (r. Clélia, 93, Pompéia, SP, tel. 0/xx/11/3871-7700). Quando: de ter. a sáb., das 9h às 20h30; dom., das 9h às 19h30. Até 26/10. Quanto: entrada franca. Patrocinadores: Sadia e Consolato Generale d'Italia San Paolo.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Século de mentiras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.