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São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

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COPIÃO

MinC aponta monopólio e dumping no cinema

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Para convencer a Casa Civil a transformar a agência reguladora do cinema, a Ancine, em Agência Nacional do Audiovisual, o Ministério da Cultura preparou, há meses, o estudo "A Ancine (Ancinav) e sua Razão de Existir".
O documento diagnostica "na economia audiovisual e cinematográfica" monopólio na distribuição e exibição de filmes e a prática de dumping.
Diz o relatório: "O mercado de cinema é monopolizado pelas distribuidoras norte-americanas que, atuando de forma assemelhada a um cartel, controlam o mercado de salas de cinema, o mercado de vídeo e DVD e o mercado de filmes para TV."
A conclusão do MinC é que, pelo "controle desses mercados, os monopolistas praticamente eliminaram a concorrência brasileira".
Sobre os exibidores, o relatório cita a entrada de cadeias norte-americanas no país e afirma: "Configura-se a prática de dumping por parte dos monopolistas que operam no Brasil com preços inferiores aos praticados no seu mercado interno".
A transformação da Ancine em Ancinav está prevista para a próxima segunda.

PORTA ABERTA 1
A organização do Festival Internacional de Cinema de Chicago convidou Philippe Barcinski para a cerimônia de encerramento, no dia 16. O curta "A Janela Aberta", de Barcinski, foi eleito o melhor de sua categoria na mostra.

PORTA ABERTA 2
O Festival de Roterdã (www.filmfestivalrotterdam.com) recebe até 14/11 inscrições ao seu programa de formação de críticos de cinema. Os candidatos devem ter menos de 30 anos e alguma (pouca) experiência no ofício.

NEM SEMPRE GANHANDO
Será alto o número de projetos desclassificados por descumprir requisitos dos concursos abertos pela Ancine para produção, finalização e desenvolvimento de filmes.

NEM SEMPRE PERDENDO
Triagem prévia (até quarta) registra: na produção de longas, 127 classificados à disputa e 105 inabilitados; no desenvolvimento de roteiros, 137 cumprem os critérios e 29, não. Placar na finalização: 53 a 48. Os números podem mudar, porque os desclassificados terão novo exame.

O CINEMA É NOSSO
A Petrobras deve anunciar no dia 22 seu Plano de Cultura. Os concursos a serem abertos em seguida e as previsões de desembolso (a partir de jan/2004) traduzem objetivo da empresa de manter-se como a principal marca no patrocínio ao cinema nacional.

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