São Paulo, Quarta-feira, 10 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORA DO EIXO
Sete veículos irão rodar por 17,5 mil quilômetros
"Comboio Cultural" leva arte e diversão a cidades do Paraná

WAGNER OLIVEIRA
da Agência Folha, em Curitiba


Ônibus que se transformam em palco começaram a circular pelas estradas do Paraná, levando espetáculos de teatro, música, ópera e dança aos 399 municípios do Estado. O lançamento oficial do projeto "Comboio Cultural" ocorreu quinta-feira passada no parque Barigui, em Curitiba, e prosseguiu anteontem por cidades do interior do Estado.
Os cerca de 70 artistas e técnicos que integram o projeto apresentaram ao público peças, entre elas "Coração Dilacerado", adaptada de um texto do escritor Ariano Suassuna, teatro de bonecos, números circenses e a ópera "La Serva Padrona", de Gianbatista Pergolesi.
Idealizado pela Secretaria de Cultura do Paraná, o "Comboio Cultural" contou com incentivos da Lei Rouanet e teve investimentos de R$ 2 milhões. O governo do Paraná arcou com 30% das despesas para adaptar os ônibus e contratar artistas, técnicos e motoristas. São sete veículos, um para cada área de atuação artística (teatro, ópera, dança, teatro de bonecos, teatro para crianças, música erudita e música popular).
Os ônibus percorrerão 17,5 mil quilômetros em 130 roteiros no Estado. A maratona prevê 1.300 apresentações nos dez primeiros meses da etapa inicial do projeto.
A cada fim de semana, todos os ônibus se encontrarão numa cidade de grande porte, dispersando-se, durante a semana, pelas cidades menores do Estado.
Os municípios participam indicando os locais de apresentação, solicitando a ligação de luz e divulgando o evento na cidade.


Texto Anterior: Música: Selo independente nacional faz "barulho" para ajudar surdos
Próximo Texto: Televisão: Vila Madaloca é só recheio na novela "Vida Madalena"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.