São Paulo, Quarta-feira, 10 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Cantora chega sem soltar as rédeas

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Reportagem Local


Primeira boa notícia: ela renunciou à síndrome de titã, e "Puro Prazer" não é uma Zizi Possi italiana volume 3. Contrariando tendências do mercado, não é Zizi ao vivo, não é Zizi acústica, não é Zizi canta Mamonas.
Notícias não tão boas? As "italianices" -sucesso é sucesso- ainda dizem presente em algumas faixas, e o espanhol de "Volver a los 17" (de Violeta Parra), talvez força do hábito, quase parece italiano. E é, quase sempre, um "Zizi canta Zizi" -"Sobre Todas as Coisas" de novo, "Eu Te Amo" outra vez, assim por diante. Poxa, o acervo da MPB é tão maior que isso...
Assim é que "Puro Prazer" começa todo esquerdista, sisudo e bonito, com "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros, e "Volver a los 17", para (quase) terminar com "Meu Erro", de Herbert Vianna, que ela já cantou umas tantas vezes na vida. Está dito.
Bem. "Puro Prazer" é, com tudo isso, um projeto de trave. Ousa -dispensando as maiores obviedades-, mas teme à ousadia -abraçando obviedades menores. É um elegante e sofisticado álbum sem coragem, e é isso que Zizi anda devendo à MPB, desde que deu o admirável pulo de se desvincular da imagem da cantora brega de "Asa Morena" e "Perigo" para cair, olha aí de novo, no corajoso "Sobre Todas as Coisas" (91).
Navegando em círculos, o que sobra é ela evoluir como cantora. É a principal qualidade de "Puro Prazer". Se o formato voz e piano às vezes torna o produto final um pouco opressivo, a voz é o que há no álbum.
Zizi ainda margeia a solenidade excessiva, e o contraste da "Disparada" bruta e galopeira de Jair Rodrigues com a sua, de cantora de salto alto, faz curiosidade sobre como seria uma Zizi Possi mais solta, menos tensa.
É um detalhe, entretanto. Ali, em "Luíza" (de Tom Jobim), em "Viver, Amar, Valeu" (de Gonzaguinha), em "Eu Te Amo", em quase tudo, é uma cantora de rédeas que está em movimento. É apenas uma parte do negócio, esperamos Zizi em todas elas.


Avaliação:   


Disco: Puro Prazer Artista: Zizi Possi Lançamento: Universal Quanto: R$ 20, em média

Texto Anterior: Música: Zizi zera carreira com "Puro Prazer"
Próximo Texto: Disco - Celebração: Moraes celebra Descobrimento, trio elétrico e até a axé music
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.