São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Computação gráfica da Globo dá corpo a Iemanjá

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Iemanjá, entidade do candomblé, vai ser corporificada na próxima novela das oito da Globo, "Porto dos Milagres" (o nome anterior era "Segredos do Mar"), que estréia em 5 de fevereiro.
Na novela, de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, Iemanjá vai aparecer, a partir do décimo capítulo, representada por meio de computação gráfica sobreposta ao corpo de uma modelo.
Segundo Linhares, será a primeira vez que uma entidade dos cultos afro-brasileiros terá tal tratamento na teledramaturgia brasileira -que já explorou o assunto em minisséries como "Tenda dos Milagres" (Globo) e "Mãe de Santo" (Manchete).
Iemanjá irá fazer sua primeira aparição durante uma tempestade, flutuando sobre o mar, com longo manto azul e véus brancos. A princípio, ela não terá falas.
A entidade -que comandará a vida dos moradores de Porto dos Milagres- será o elo entre o livro "Mar Morto", de Jorge Amado, e a trama criada por Silva e Linhares. Logo no primeiro capítulo, ela salva o personagem Guma (Marcos Palmeira), jogado ao mar por Eriberto (José de Abreu) a mando de Adma (Cássia Kiss). Guma vem de "Mar Morto", e Adma, da sinopse de Silva e Linhares.

OUTRO CANAL
Verão
A MTV prepara um programa diário de férias, que ficará no ar durante dois meses, a partir de 8 de janeiro, às 21h. Com o nome provisório de "Programão", irá reunir os VJs Didi, Marcos Mion, Levi e Chris Nicklas, além de Jairo Bouer e Max Fivelinha. O "Programão" terá cara de programa de variedades, com uma arena na praia. Será gravado em Salvador, Rio, Torres e Maresias.

Exportação
Sucesso na Itália, "Terra Nostra" estréia no próximo dia 27 nos Estados Unidos, pela rede hispânica Telemundo. A Globo aposta que a novela irá fazer tanto sucesso nos EUA quanto "Xica da Silva", da Manchete, que tornou Taís Araújo estrela internacional.

Ver de novo
Em encontro com o ministro da Justiça, José Gregori, na última terça, Marcus Aragão, superintendente de programação da Record, pediu a classificação livre para as novelas já exibidas pela emissora, como "Estrela de Fogo". A Record pretende criar uma sessão de reprises, como o "Vale a Pena Ver de Novo".

Escola
Luciana Gimenez vai ter aulas de dicção antes de estrear no "Superpop", da Rede TV!, em janeiro. Já Angelita Feijó, dispensada do "Bola na Rede", deverá ganhar um programa próprio.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Festival Gay acaba com o papai-mamãe!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.