São Paulo, sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

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SÉRIE

Kenny Kramer, que serviu de inspiração para um dos personagens do seriado, cobra US$ 39,50 por passeio de três horas e meia

Tour em Nova York revela bastidores de "Seinfeld"

LUCIANA COELHO
DE NOVA YORK

Boné escondendo a longa cabeleira grisalha e sorriso aberto, Kenny Kramer entra na acanhada sala do distrito teatral de Nova York. O grupo de cerca de 35 pessoas o aguarda ansioso. A maior expectativa: será que ele abre a porta como uma pessoa normal?
A dúvida se explica: Kramer é o homem que serviu de inspiração para o personagem celebrizado por Michael Richards na série "Seinfeld", que saiu do ar em 2000 e foi lançada em DVD nesta semana no Brasil. Aquele desprovido de desconfiômetro, que irrompe em horas impróprias como um furacão pela sala do vizinho Jerry Seinfeld, normalmente para lhe assaltar a geladeira ou propor um negócio mirabolante.
Kenny Kramer, idade não declarada, se defende: "Minha geladeira vivia cheia. Era Larry [David, co-criador e produtor executivo de "Seinfeld"] que ia lá pegar comida". Por seis anos, ele morou no apartamento da frente de David -em um complexo que ocupa um quarteirão no distrito teatral e que a Prefeitura subsidia para artistas. Kramer ainda vive lá, sem subsídio. David, estrela de "Curb Your Enthusiasm", vive em Los Angeles, mas segue amigo do ex-vizinho.
Quanto aos esquemas mirabolantes, o Kramer real não difere de seu alter ego televisivo. "Eu me orgulho de nunca ter tido um emprego", afirma. Sua empreitada mais ousada: concorrer a prefeito de Nova York pelo partido Libertário em 2001. Teve poucos votos. "Minha plataforma era legalizar a maconha. Mas meus simpatizantes estavam chapados e esqueceram de votar."
Nos últimos oito anos, sua renda vem principalmente do "The Real Kramer's Reality Tour" que ele oferece em Nova York, onde conta histórias sobre o vizinho mais ilustre, revela bastidores da série e mostra os lugares que aparecem nas cenas externas de "Seinfeld", como o Monk's Restaurant, ponto de encontro de Seinfeld, Kramer, Elaine e George. O estabelecimento fica na rua 112 com a Columbus Avenue. A fachada é igual, mas o ambiente interno é estúdio. Decepção maior, o prédio de Seinfeld não existe: é um cenário em Los Angeles, onde a série era filmada.
"Em 2005, meu tour vai se tornar mais longevo do que a série", diz. "Seinfeld" foi exibida semanalmente pela NBC de 1991 a 2000. Saiu do ar com audiência recorde. Hoje, três canais nos EUA exibem reprises diárias.
A US$ 39,50 (cerca de R$ 108), o "tour" dura três horas e meia -uma e meia no teatro, com as histórias de Kramer e depoimentos em vídeo de David, e duas no ônibus, caçando locações da série. O programa é obrigatório para Seinfeld-maníacos, mas pode aborrecer os que não sabem de cor os cerca de 150 episódios.
Os tours acontecem nos fins de semana. Durante a semana, Kramer é Kramer: planeja sua volta aos palcos -ele é um comediante, desde antes de "Seinfeld"- e suas férias: "Quinze dias no Rio."


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