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SÉRIE
Kenny Kramer, que serviu de inspiração para um dos personagens do seriado, cobra US$ 39,50 por passeio de três horas e meia
Tour em Nova York revela bastidores de "Seinfeld"
LUCIANA COELHO
DE NOVA YORK
Boné escondendo a longa cabeleira grisalha e sorriso aberto,
Kenny Kramer entra na acanhada
sala do distrito teatral de Nova
York. O grupo de cerca de 35 pessoas o aguarda ansioso. A maior
expectativa: será que ele abre a
porta como uma pessoa normal?
A dúvida se explica: Kramer é o
homem que serviu de inspiração
para o personagem celebrizado
por Michael Richards na série
"Seinfeld", que saiu do ar em 2000
e foi lançada em DVD nesta semana no Brasil. Aquele desprovido
de desconfiômetro, que irrompe
em horas impróprias como um
furacão pela sala do vizinho Jerry
Seinfeld, normalmente para lhe
assaltar a geladeira ou propor um
negócio mirabolante.
Kenny Kramer, idade não declarada, se defende: "Minha geladeira vivia cheia. Era Larry [David, co-criador e produtor executivo de "Seinfeld"] que ia lá pegar
comida". Por seis anos, ele morou
no apartamento da frente de David -em um complexo que ocupa um quarteirão no distrito teatral e que a Prefeitura subsidia para artistas. Kramer ainda vive lá,
sem subsídio. David, estrela de
"Curb Your Enthusiasm", vive
em Los Angeles, mas segue amigo
do ex-vizinho.
Quanto aos esquemas mirabolantes, o Kramer real não difere de
seu alter ego televisivo. "Eu me
orgulho de nunca ter tido um emprego", afirma. Sua empreitada
mais ousada: concorrer a prefeito
de Nova York pelo partido Libertário em 2001. Teve poucos votos.
"Minha plataforma era legalizar a
maconha. Mas meus simpatizantes estavam chapados e esqueceram de votar."
Nos últimos oito anos, sua renda vem principalmente do "The
Real Kramer's Reality Tour" que
ele oferece em Nova York, onde
conta histórias sobre o vizinho
mais ilustre, revela bastidores da
série e mostra os lugares que aparecem nas cenas externas de
"Seinfeld", como o Monk's Restaurant, ponto de encontro de
Seinfeld, Kramer, Elaine e George.
O estabelecimento fica na rua 112
com a Columbus Avenue. A fachada é igual, mas o ambiente interno é estúdio. Decepção maior,
o prédio de Seinfeld não existe: é
um cenário em Los Angeles, onde
a série era filmada.
"Em 2005, meu tour vai se tornar mais longevo do que a série",
diz. "Seinfeld" foi exibida semanalmente pela NBC de 1991 a
2000. Saiu do ar com audiência recorde. Hoje, três canais nos EUA
exibem reprises diárias.
A US$ 39,50 (cerca de R$ 108), o
"tour" dura três horas e meia
-uma e meia no teatro, com as
histórias de Kramer e depoimentos em vídeo de David, e duas no
ônibus, caçando locações da série.
O programa é obrigatório para
Seinfeld-maníacos, mas pode
aborrecer os que não sabem de
cor os cerca de 150 episódios.
Os tours acontecem nos fins de
semana. Durante a semana, Kramer é Kramer: planeja sua volta
aos palcos -ele é um comediante, desde antes de "Seinfeld"- e
suas férias: "Quinze dias no Rio."
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