São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Lucilene Silva
O padre Cleidimar Moreira canta para a multidão, em Cachoeira Paulista

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Recolhimento e oração

A Igreja Canção Nova, em Cachoeira Paulista, liderada pelo vereador eleito Gabriel Chalita (PSDB-SP), conseguiu, digamos assim, um verdadeiro milagre: levar pessoas de opiniões políticas aparentemente diversas -como a ministra Dilma Rousseff e o chefe-de-gabinete Gilberto Carvalho, petistas auxiliares do presidente Lula; o governador tucano José Serra, de SP; e o prefeito "demo" Gilberto Kassab, de São Paulo -a participarem de missas no fim de semana e a se concentrarem em orações.

 

Poucos fotógrafos registraram as cenas. Os petistas foram ao evento no sábado; o tucano e o democrata, no domingo. Lurian, filha mais velha do presidente Lula, também prestigiou o encontro, nos dois dias.


Marolinha nos museus
A crise econômica atinge em cheio a área de cultura de SP. Um dos principais museus do Estado, a Pinacoteca, não conseguiu, até agora, captar recursos para as exposições itinerantes programadas para 2009. Patrocinadores tradicionais da instituição, como os grandes bancos, puxaram o freio de mão.

SUSPENSE
No mesmo período do ano passado, a Pinacoteca já tinha garantido cerca de R$ 8 milhões de captação que financiaram as grandes exposições deste ano - além de R$ 12 milhões do governo para manter o acervo e cobrir despesas correntes. Neste ano, só o dinheiro do governo está garantido. "Estou preocupado", diz o diretor do museu, Marcelo Araujo.

TSUNAMI
A Secretaria da Cultura de SP faz um diagnóstico sombrio para as captações no próximo ano -que seriam as mais baixas desde a era Collor.

CÉU ABERTO
Já o Ministério da Cultura estuda mecanismos para o caso de a situação degringolar. Um deles, a possibilidade de o presidente Lula baixar decreto transferindo recursos que seriam captados por meio de isenção para o Fundo Nacional de Cultura. "Mas, por enquanto, estamos tranqüilos", diz o ministro Juca Ferreira.

EU DISSE
Juca Ferreira diz ainda que a crise está mostrando que "o modelo de financiamento das atividades culturais não pode se basear exclusivamente em renúncias" pois, quando as empresas privadas não querem, ou não podem, aderir a ele, o setor fica "paralisado".

FILMAGENS À VISTA
A Pródigo Films comprou os direitos para audiovisual de "Blecaute", de Marcelo Rubens Paiva; "Vermes", de José Roberto Torero; e "Meu Primeiro Amor", de Lourenço Mutarelli.

MADONNA BLINDADA
A popstar Madonna quer uma frota de carros Audi para circular em São Paulo. Exigiu um A8 blindado para ela, um Audi Q7 também blindado para seus filhos e cinco modelos A6 para os seguranças -esses, sem blindagem.

PRATO CHEIO
E, no Brasil, só 13 pessoas poderão dirigir palavras à diva -todos de sua equipe. "Ela é uma pulga dentro de uma caixinha de fósforos", diz um executivo envolvido com a organização dos shows.
 

A comida de Madonna, por exemplo, é preparada por uma empresa que se chama "Eat Your Hearts Out".

CORES E NOMES
O camarim de Madonna, e mais o de seus filhos, é todo decorado também por equipe que chegará com ela ao Brasil. A produção teve que providenciar apenas carpete e forro.
 

Ao lado deles será instalada uma sala em que uma dezena de pessoas podem ser recebidas por ela -coisa improvável, mas não impossível.

LIVRE
Lauro César Muniz, autor da novela "Vendetta" (título provisório), da TV Record, decidiu dar mais "liberdade" ao delegado Telônio, da Polícia Federal, personagem central do enredo. O policial, criado por Sílvio Lancellotti, autor do livro que serve de base para a trama, vai responder a processo administrativo na PF por tomar iniciativas "sem consultar seus superiores". Qualquer semelhança com o delegado Protógenes Queiroz não é mera coincidência -Lauro César busca nele também inspiração para compor o personagem. "Se o Telônio ficasse muito fiel ao personagem do Sílvio ou se ficasse na PF, teria que cumprir uma série de passos para suas ações. E isso amarraria demais o personagem. Então ampliei a história", diz o autor.

TRÊS EM UM
A Secretaria da Saúde negocia com o hospital Albert Einstein e com a Faculdade de Medicina da USP a criação do centro de oncogeriatria em parceria com o Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira. O Einstein cederia unidade na Vila Mariana; a universidade, a equipe de geriatria para cuidar dos pacientes do instituto.

CURTO-CIRCUITO
ATÉ O DIA 19 , a Secretaria Municipal da Cultura recebe projetos de grupos interessados em ocupar teatros municipais como Arthur Azevedo, João Caetano e Martins Penna.
O MAM de São Paulo abriga hoje, às 20h, o coquetel de premiação do 2º Bombay Sapphire Designer Glass Competition Brasil, um concurso de criação de novas concepções para taças de coquetéis dry martini.
O SALÃO DE CABELEIREIROS Homa, em Moema, vai sortear convites para o show de Madonna entre seus clientes.
A ATRIZ Luciana Vendramini comemora seu aniversário hoje, no Ávila Parrilla e Wine Bar, no Itaim Bibi.
SERÁ LANÇADA AMANHÃ a 15ª edição do Decor Year Book Brasil, com coquetel a partir das 19h30, no shopping D&D.
A MÉDICA Angelita Gama faz palestra hoje na Conferência Internacional de Barcelona, na Espanha, mostrando resultados de técnicas realizadas por ela no Brasil.
A VICTOR HUGO da avenida Madison, em Nova York, promove amanhã coquetel para apresentar a coleção primavera 2009.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Harry Potter intelectual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.