São Paulo, sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Herdeiras do sambista processam editor

a DO RIO

Como Noel Rosa não teve filhos, suas herdeiras legais são as sobrinhas Maria Alice Joseph, que vive nos Estados Unidos, e Irami Medeiros Rosa, que mora em Brasília.
Elas são filhas de Hélio, irmão mais novo do compositor, e até hoje brigam na Justiça para receber direitos autorais relativos à obra do tio.
Segundo Irami, a família recebe em torno de R$ 1.000 mensais pela comercialização e execução das músicas de Noel. "Tem mês que são R$ 200", diz.
O baixo valor deve-se, em parte, ao fato de que as músicas de Noel compostas sem parceiros caíram em domínio público em 2008. As outras, que são a maioria, continuam com direitos válidos.
Por elas, a família está processando a editora Mangione, responsável pela comercialização das músicas, e pretende quebrar o contrato firmado entre Noel e a empresa na década de 1930.
Irami diz que a editora não paga devidamente os direitos. "Nunca dependi deste dinheiro porque a arrecadação é ínfima", diz. A editora reconhece a existência de um processo, mas nega irregularidades nos pagamentos.
Do ponto de vista artístico, a única herdeira que mantém a tradição familiar é a produtora Patrícia Joseph, 44, que mora em Nova York. Filha de Maria Alice, ela nasceu nos Estados Unidos e fala pouco português.
Sua especialidade são bandas de rock, funk e heavy metal. Ela oferece o trabalho de compositores que conhece para produções de games, filmes e programas de TV. Joseph já produziu mais de 70 discos, incluindo o CD com a trilha de "Mortal Kombat".
"Ela não toca nenhum instrumento, mas já ganhou até disco de ouro pelos CDs que fez", diz seu pai, Elio Joseph.
(MARCELO BORTOLOTI)


Texto Anterior: Livro põe Noel Rosa acima de Villa-Lobos
Próximo Texto: Nova Lei Rouanet dá primeiro passo para ganhar aprovação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.